Faixa usada por Bolsonaro em fotos virais é condecoração e evento, anterior às eleições de 2022

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 16 de dezembro de 2022 às 18:03
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma faixa usada por Jair Bolsonaro (PL) em fotos virais não indica que as Forças Armadas o nomearam presidente do Estado-Maior após ser derrotado nas eleições de 2022. As imagens, compartilhadas milhares de vezes nas redes, mostram uma condecoração em um evento anterior ao pleito. Bolsonaro participava da cerimônia em que o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira assumiu o Ministério da Defesa em abril passado. A faixa representa o grau máximo da Ordem do Mérito da Defesa, informou a pasta à AFP, explicando que as condecorações são usadas em determinadas recepções e cerimônias.

“Já diplomado”, diz a legenda de um vídeo compartilhado no Facebook, no qual se vê uma foto de Bolsonaro com a primeira-dama e um homem afirma: “Essa faixa aí são as cores do estado-maior das Forças Armadas (...) então, se o presidente está usando essa faixa é porque ele foi empossado presidente pelo estado-maior das Forças Armadas”. Conteúdo similar circula no TikTok, no Telegram, no Twitter e no Instagram.

A alegação também foi enviada ao WhatsApp do AFP Checamos para verificação, com uma foto do mesmo evento e o seguinte texto: “Bolsonaro agora está usando a faixa do Estado Maior. Isso significa que as FFAA o nomearam presidente do estado maior e, quer dizer mais, que o presidente da República nesse cargo pode durar mais de 4 anos ou o tempo que for necessário, até as FFAAs empossarem outro em seu lugar, tal como aconteceu com João Figueiredo, Castelo Branco, Costa e Silva. Agora, está só esperando o momento certo para falar em rede nacional”.

Image
Captura de tela feita em 15 de dezembro de 2022 de uma publicação no Facebook ( .)

O conteúdo circula após a derrota de Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022 e em meio a manifestações de seus apoiadores, com pedidos de intervenção das Forças Armadas para que ele permaneça no cargo.

Mas diferentemente do que sugerem as publicações, o registro não foi feito após as eleições, e o uso da faixa não significa que Bolsonaro foi “empossado presidente” do Estado-Maior ou que seu mandato poderá ser prolongado.

Buscas no Twitter por palavras-chave relacionadas à mensagem viral levaram a publicações reproduzindo o boato. Em uma delas, um comentário indicava que a foto teria sido tirada em 1º de abril de 2022, quando o general Paulo Sérgio Nogueira assumiu o Ministério da Defesa.

Novas pesquisas pela cerimônia mostraram como resultado matérias publicadas pela Agência Brasil e pelo próprio Ministério da Defesa. Nesta última, são destacadas duas das fotos usadas para ilustrar as mensagens falsas.

As mesmas fotos e elementos visuais, como as roupas dos presentes e o cenário, também podem ser vistos em tuítes publicados na conta oficial do Ministério da Defesa no mesmo 1º de abril.

Em nota enviada à AFP em 14 de dezembro de 2022, a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa informou que a faixa usada por Bolsonaro na ocasião “representa a Ordem do Mérito da Defesa”, uma condecoração que “premia as personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestarem relevantes serviços às Forças Armadas, bem como os militares que se distinguem no exercício da profissão”, entre outros.

A pasta acrescentou ainda que “a faixa é o grau máximo da Ordem do Mérito da Defesa, Grau Grã-Cruz”.

O artigo 6º do Decreto 40.556/56, que regula o uso das condecorações nos uniformes militares, descreve quando elas devem ser usadas: “As condecorações serão usadas obrigatoriamente nas paradas e desfiles, nas recepções e cerimônias em que assim for determinado ou quando o uniforme prescrito para o ato ou solenidade fixar expressamente essa obrigatoriedade, de acordo com os Regulamentos e Planos de Uniformes da Força respectiva”.

Apesar de compartilharem o azul, o branco e o verde da Ordem do Mérito da Defesa, os símbolos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) diferem da primeira. Isso pode ser verificado no site do Exército.

A página oficial da condecoração do Ministério da Defesa mostra que a faixa da Ordem do Mérito tem as mesmas características visuais que as usadas por Bolsonaro e pelos generais Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto na cerimônia de transmissão de cargo.

Image
Comparação entre uma ilustração divulgada pelo Ministério da Defesa da faixa da Ordem do Mérito da Defesa e a usada por Bolsonaro em uma das fotos virais ( .)

Na relação de agraciados com a condecoração, apontada na mesma página, consta o nome de Jair Messias Bolsonaro, na numeração 159, com o grau datado de 1º de janeiro de 2019.

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também aparece na lista.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco