
Mac Allister foi nomeado o melhor jogador da partida contra a Polônia na Copa, e não Messi
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 13 de dezembro de 2022 às 16:48
- 4 minutos de leitura
- Por SUY Kahofi, AFP Costa do Marfim, AFP Espanha, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Adrià LABORDA
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Messi foi eleito o melhor jogador da partida no site da Fifa. Mas preferiu entregar o prêmio para Mac Allister após sua atuação na partida. Atitude gigante!”, indica a legenda de uma publicação no Facebook, acompanhada da imagem do jogador do time inglês Brighton & Hove Albion segurando o troféu de melhor jogador da partida. Nas postagens, usuários elogiam o atacante do Paris Saint-Germain pelo suposto gesto exemplar.
Essa alegação também foi compartilhada no Instagram e no Twitter desde que a Argentina conseguiu passar para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar ao vencer a Polônia. A mesma afirmação circula em inglês, espanhol e francês.

No dia 30 de novembro de 2022, a Argentina venceu a Polônia por 2 a 0 na última partida do grupo C e se classificou para as oitavas como líder. Durante o jogo, Alexis Mac Allister marcou o primeiro gol e foi o jogador que mais se destacou na disputa, de acordo com a organização do torneio e um de seus patrocinadores.
Origem da desinformação
O registro mais antigo da suposta informação sobre a premiação ter ido para Messi é de um tuíte em inglês datado de 30 de novembro da conta verificada no Twitter “FIFA World Cup Stats”, cujo nome de usuário é “alimo_philip”.
Por meio da ferramenta Wayback Machine, que permite arquivar conteúdo na internet, a equipe de verificação da AFP pôde comprovar que a mesma conta, criada em outubro de 2015, também já teve os nomes #Tokyo2020 e #ChampionsLeague.
A publicação dizia que “os esforços de Mac Allister foram recompensados por Lionel Messi”. Segundo a mensagem, Messi “recebeu da FIFA o troféu de Homem da Partida [MOTM, na sigla em inglês para Man Of The Match] contra a Polônia” e depois “entregou a Mac Allister”. No entanto, a AFP não encontrou nenhuma menção nos meios de comunicação tradicionais indicando que Lionel Messi teria oferecido o seu troféu a um de seus companheiros.
Pelo contrário, a FIFA tuitou em sua conta oficial, em inglês, ao término da partida: “Imagine marcar o seu primeiro gol internacional na #FIFAWCup. Alexis Mac Allister leva a Argentina ao primeiro lugar e ganha o prêmio @Budweiser de Jogador da Partida”.
Imagine scoring your first ever international goal at the #FIFAWorldCup
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) November 30, 2022
Alexis Mac Allister seals top spot for Argentina and earns himself the @Budweiser Player of the Match award.
#POLARG#POTM#YoursToTake#BringHomeTheBudpic.twitter.com/1JFwj9u6d9
Uma busca realizada pela AFP levou a uma rápida entrevista com Alexis Mac Allister publicada pela mesma conta da FIFA no Twitter em 1º de dezembro de 2022. Um jornalista perguntou ao meio-campo: “Se você tivesse que escolher outro companheiro como o jogador da partida, quem seria e por quê?”.“É difícil, eu sempre escolheria o Leo, não? Ele faz com que tudo fique mais fácil pra gente… Então iria para ele, obviamente”, respondeu.
A crucial goal to seal top spot and lining up alongside Lionel Messi.
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 1, 2022
@Budweiser Player of the Match Alexis Mac Allister is loving his #FIFAWorldCup experience!
#POLARG#POTM#YoursToTake#BringHomeTheBud#Budweiser@budfootballpic.twitter.com/7FAsCV4Dtp
O prêmio de jogador da partida é concedido pela FIFA, mas são os espectadores que, a cada jogo, podem decidir quem foi aquele que teve o melhor desempenho.
Na página oficial da organização internacional de futebol pode-se confirmar que o eleito da partida entre Argentina e Polônia, em 30 de novembro, foi Mac Allister.
Embora Messi não tenha recebido este troféu depois da partida contra a Polônia, ele foi premiado por sua atuação no jogo contra o México em 26 de novembro de 2022.
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos falsos ou enganosos vinculados à Copa do Mundo do Catar 2022 (1, 2, 3).