
Este vídeo exibe festa de torcida de futebol na Croácia em 2020, não vitória de Lula em 2022
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 31 de outubro de 2022 às 20:52
- 2 minutos de leitura
- Por Manuela SILVA, AFP Uruguay, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Que lindo a festa no Nordeste na hora da virada do Lula”, dizem as publicações, compartilhadas no Twitter, no Facebook e no TikTok, e também difundidas em espanhol.

Em uma disputa acirrada, Lula obteve 50,9% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais, em 30 de outubro de 2022, contra o atual presidente, Jair Bolsonaro, que teve 49,1%.
Mas o vídeo viralizado nas redes não mostra comemorações no Nordeste do país após os resultados.
Ao clicar sobre o perfil de origem do tuíte viral, “SportsCenter”, é possível identificar que o conteúdo foi publicado em 28 de outubro de 2020, e descrevia a celebração do 70º aniversário da Torcida Split, de um time de futebol na Croácia.

Uma busca reversa por trechos do vídeo viral também chegou ao mesmo resultado, mostrando o tuíte do site Sports Center de 28 de outubro de 2020, que diz, em tradução livre do espanhol: “A CIDADE ESTÁ EM CHAMAS: Torcida Split (fãs do HNK Hajduk Split da Croácia) completou 70 anos (a torcida organizada mais antiga na Europa) e decidiram festejar intensamente”.
O vídeo também foi compartilhado no canal do YouTube da Torcida Split.
A busca reversa também levou a notícias sobre a celebração do grupo em idiomas como croata, inglês e espanhol. Algumas delas mostram fotos de diferentes pontos da cidade de Split, situada na costa sul da Croácia, iluminada pelos fogos de artifício vermelhos.
O AFP Checamos verificou diversos conteúdos no período eleitoral em 2022.