Vídeo não é de comemoração na Maré após vitória de Lula em 2022; cena circula desde 2019

Copyright © AFP 2017-2023. Todos os direitos reservados.

Um vídeo em que pessoas apontam armas para cima ao som de músicas e fogos de artifício não mostra uma comemoração pela vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições de 2022. Publicações com essa alegação somam mais de 3 mil compartilhamentos desde 30 de outubro, afirmando, ainda, que a cena teria sido protagonizada por traficantes do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Mas o vídeo viralizado circula nas redes pelo menos desde 2019.

Traficantes do Cpx da Maré eleitores do Lula comemorando a Vitória do Lula,O Crime no Brasil compensa! Seja bem vindo ao Inferno”, afirmam publicações compartilhadas no Twitter, Facebook e Kwai.

Captura de tela feita em 31 de outubro de uma publicação no Twitter

Nas imagens virais, que circularam após o resultado do segundo turno, pessoas apontam armas para o alto no que parece ser uma festa ao ar livre, e ao fundo é possível escutar o som de músicas e da queima de fogos de artifício.

No entanto, o conteúdo já havia sido encaminhado para o WhatsApp do AFP Checamos em 19 de outubro como se mostrasse uma comemoração dos eleitores de Lula após o primeiro turno, o que já mostra que o vídeo não foi gravado após o resultado de 30 de outubro.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo usando a ferramenta InVID-WeVerify não permitiu chegar à origem da gravação.

Porém, uma pesquisa pelas palavras-chave “favela comemoração” no Twitter, filtrando por vídeos, levou a uma publicação que compartilhou as mesmas imagens em 17 de agosto de 2019 - portanto, mais de três anos antes de Lula ser eleito pela terceira vez para o Palácio do Planalto.

Na ocasião, usuários criticavam uma liminar do Tribunal de Justiça que estabelecia regras para operações policiais no Complexo da Maré, após uma série de mortes de jovens em confrontos com a polícia na região.

Conteúdo semelhante foi checado pela Agência Lupa.

Eleições 2022