Foto de Lula com Suzane von Richthofen é uma montagem; original era com Patrícia Lélis

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 30 de agosto de 2022 às 23:59
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A mulher vista em fotos ao lado do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é Suzane von Richthofen, condenada pelo homicídio dos pais em 2002, como dizem publicações compartilhadas mais de cem vezes desde o último dia 25 de agosto. Na verdade, as imagens mostram um encontro do ex-presidente com a jornalista Patrícia Lélis, em 2017. Uma das fotos, em que os dois estão virados para frente, foi manipulada substituindo o rosto de Lélis pelo de Von Richthofen.

“A imagem do abraço de [Lula] e beijo em Suzane Von Richtofen diz tudo… O nível de perversidade é inacreditável. Cade a indignação?”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook e no Twitter.

Von Richthofen, condenada por ter participado do homicídio de seus pais em 2002, quando tinha 18 anos, juntamente com os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos, vem cumprindo a pena em regime semiaberto desde outubro de 2015.

Image
Captura de tela feita em 29 de agosto de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

No entanto, uma busca reversa feita pela imagem viralizada levou a uma notícia publicada em 11 de outubro de 2017 sobre um encontro de Lula com a jornalista Patrícia Lélis, que já foi apoiadora de pautas conservadoras.

Em 2016, Lélis denunciou o pastor Marco Feliciano por assédio sexual e migrou para o campo progressista, declarando-se feminista e apoiando políticos do PT. O caso envolvendo Lélis e Feliciano foi arquivado em 2018.

O conjunto de fotos viralizado, que mostra Lélis com Lula, também foi publicado pela jornalista em 9 de outubro de 2017 em seu perfil no Facebook.

Lélis também se pronunciou em sua conta no Twitter sobre a alegação, publicando as imagens virais ao lado de uma de suas fotos de 2017. Na comparação é possível ver que houve uma montagem com o rosto de Von Richthofen na imagem em que Lula e a jornalista aparecem de frente:

O AFP Checamos já verificou outras desinformações que vinculavam Suzane von Richthofen a Lula, ao PT e a ativistas de direitos humanos (1, 2, 3).

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco