Vídeo cortado omite que apresentadora do UOL se referia a Simone Tebet, não a Vera Magalhães
- Este artigo tem mais de três anos.
- Publicado em 31 de agosto de 2022 às 21:33
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“A prova que Vera Magalhães não agiu como jornalista, mas sim como militante. Uma das âncoras do debate conta que Vera falou para ela: ‘Eu sabia que ele iria ficar nervoso, eu fiz até de propósito para mostrar quem ele é’”, dizem publicações compartilhadas no Facebook, Twitter e Instagram.
O conteúdo distorcido também foi repercutido no programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan.
O vídeo compartilhado nas redes mostra a apresentadora do UOL Fabíola Cidral dizendo: “Eu conversei com ela logo na sequência e ela falou pra mim assim: ‘Eu sabia que ele [Bolsonaro] ia ficar nervoso, eu fiz até de propósito, pra mostrar quem ele é’”.
Por meio das legendas, os posts sugerem que a autora do comentário é a jornalista Vera Magalhães, que participou do debate e fez a pergunta que foi seguida por ataques de Bolsonaro à própria jornalista e a Tebet.
Mas o corte no vídeo provoca uma interpretação distorcida do que de fato aconteceu.
O registro na íntegra, publicado pelo UOL no dia seguinte ao debate, mostra que Cidral se referia a Simone Tebet quando comentava sobre os bastidores de uma resposta da candidata a Jair Bolsonaro.
Ver essa foto no Instagram
“Eu acho que o momento mais quente do debate, claro, foi quando Simone Tebet e Bolsonaro se enfrentaram e ela falou assim: ‘Eu não tenho medo de você’. E eu vou te confessar uma coisa: eu conversei com ela logo na sequência e ela falou pra mim assim: ‘Eu sabia que ele ia ficar nervoso, eu fiz até de propósito, pra mostrar quem ele é’”, disse Cidral.
Na ocasião, Tebet se dirigiu a Bolsonaro dizendo: “Eu quero dizer para o presidente da República, nem é para o candidato, que fabrica fake news e que fala inverdades. Eu não tenho medo de você e nem dos seus ministros”.
Cidral ainda comenta sobre a conversa com Tebet em outro vídeo sobre os bastidores do debate, segundo a qual a candidata queria mostrar “esse lado” do candidato Jair Bolsonaro. “Foi justamente com a Simone Tebet que eu fui conversar assim que terminou (...), aí ela falou bem baixinho no meu ouvido: ‘Fabíola, eu preciso confessar que eu planejei isso’. A Simone Tebet falou que planejou isso e ela falou assim: ‘Eu sabia que Jair Bolsonaro ia se descontrolar’”.
Magalhães se posicionou sobre o ocorrido em seu perfil no Twitter: “Continuem. Vão ganhar muitos votos com o eleitorado feminino assim, viu?”, disse, compartilhando um desmentido da desinformação.
O conteúdo distorcido também foi verificado pelo UOL Confere.
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
