Swabs marcados como “positivo” ou “negativo” servem para o controle em testes de antígeno
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 30 de junho de 2022 às 22:20
- 3 minutos de leitura
- Por Marion DAUTRY, AFP Brasil, AFP Belgrado
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Enfermeira tirou foto escondida de testes no hospital que trabalha. Note já vem escrito na embalagem se o teste vai dar resultado positivo ou negativo”, diz o texto da imagem compartilhada no Facebook e no Twitter. O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos para verificação.
Na foto, duas setas vermelhas apontam para duas embalagens diferentes de teste de antígeno SARS-CoV-2 da ACON Laboratories, uma empresa de equipamentos médicos com sede nos Estados Unidos.
Em uma embalagem lê-se, em inglês, “Swab de Controle Positivo” e na outra, “Swab de Controle Negativo”.
Um conteúdo semelhante circulou em espanhol, inglês, alemão, húngaro, francês, malaio, indonésio e sérvio.
Swabs de controle
A imagem viralizada, na verdade, mostra swabs de controle nos kits de teste de antígeno para detecção da covid-19. Esses swabs são usados para manter o controle de qualidade, não para testar pacientes.
O Laboratório Acon vende diferentes tipos de testes para SARS-CoV-2, incluindo o “Flowflex™ SARS-CoV-2 Antigen Rapid Test”.
A bula desse kit de testagem informa que o fabricante fornece um “swab de controle negativo” e um “swab de controle positivo” em cada kit.
“Esses swabs de controle devem ser usados para garantir que o cassete de teste e o procedimento de teste sejam realizados corretamente”, dizem as instruções.
Abaixo está uma captura de tela da bula, em inglês, da Acon:
Uma prática padrão
A AFP consultou a Academia Nacional Francesa de Farmácia sobre o objetivo dos controles de testagem. "Os fabricantes oferecem controles positivos e negativos para verificar o funcionamento correto da tecnologia. Se a tecnologia funcionou bem, o controle positivo deve dar resultado positivo e o controle negativo, um resultado negativo", confirmou a virologista e diretora da instituição, Liliane Grangeot-Keros.
Esse processo é "normal" e "absolutamente padrão", disse à AFP Bruno Canard, virologista e diretor de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica de Aix-Marselha .
Os swabs de controle estão incluídos em kits de teste de antígeno de outras marcas (1, 2), incluindo a Roche Diagnostics, que aparece em publicações em espanhol.
A Agência de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) recomenda o uso desses swabs de controle em marcas aprovadas pela instituição e adverte que não se deve realizar o teste no paciente caso não se detecte com precisão os resultados positivos e/ou negativos desses swabs.
A AFP já verificou uma desinformação semelhante referente aos testes de antígenos dos laboratórios Abbott.