Esta foto do festival de Glastonbury é de 2015, não de 2022 após o discurso de Greta Thunberg
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 1 de julho de 2022 às 20:33
- 4 minutos de leitura
- Por AFP México, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Uma foto de um gramado cheio de lixo e um palco ao fundo circula nas redes sociais com a afirmação de que se trata do festival de música de Glastonbury, no Reino Unido, após a ativista climática sueca Greta Thunberg ter feito um discurso em 25 de junho de 2022. As publicações começaram a ser compartilhadas no dia 27 de junho de 2022 e somam mais de 100 mil interações nas redes sociais. No entanto, essa alegação é enganosa, pois a imagem é de 2015. Ainda que, na edição de 2022 do festival, o público presente tenha voltado a deixar lixo no gramado, os organizadores publicaram em 27 de junho de 2022 uma imagem do campo vazio após a tradicional operação de limpeza.
“O palco Pirâmide em Glastonbury, na Inglaterra, depois do discurso de Greta Thunberg sobre o meio ambiente. A geração que quer salvar o mundo deveria primeiro arrumar seu quarto e recolher seu lixo”, diz uma das publicações que circulam no Facebook (1, 2), Twitter (1, 2) e Instagram (1, 2).
Conteúdo similar circula também em inglês, espanhol, francês, alemão e búlgaro.
Em 25 de junho de 2022, a jovem ativista fez um discurso no Pyramid Stage do festival de Glastonbury, no qual falou da responsabilidade dos políticos na luta contra a crise climática.
O festival aconteceu nessa localidade da Inglaterra entre 22 de junho e 26 de junho de 2022.
Uma busca reversa pela imagem viral no Google levou a um artigo publicado no jornal britânico Daily Mail em 29 de junho de 2015 informando sobre a operação de limpeza realizada ao fim do festival de Glastonbury daquele ano.
A publicação contém várias imagens e a décima foto é a mesma que circula nas redes, creditada ao fotógrafo David Hedges, da agência SWNS.
Nessa mesma data, a fotografia foi publicada pela SWNS em sua página no Facebook, detalhando que o registro foi feito no festival de Glastonbury, no Reino Unido, que terminou um dia antes.
Um porta-voz da agência confirmou à AFP que a imagem foi feita em junho de 2015.
A equipe de checagem da AFP entrou em contato com David Hedges por meio da sua conta no Instagram. Em 30 de junho de 2022, ele respondeu: “A foto em questão foi tirada por mim em 2015. Não estive em Glastonbury este ano e não trabalho mais para a SWNS”.
A AFP capturou imagens similares do festival naquele mesmo dia.
De acordo com o jornal britânico The Independent, em 29 de junho de 2015, “uma dedicada equipe de reciclagem formada por 800 pessoas começou a recolher os resíduos às 6h da manhã, enquanto os mais de 150 mil presentes no festival iam para suas casas. Glastonbury oferece entradas gratuitas aos voluntários que recolhem o lixo no recinto depois que o público do festival vai embora”.
Algumas publicações em português compartilham, também, uma foto da ativista Greta Thunberg segurando o microfone em uma das mãos e vários papéis em outra.
Uma busca reversa levou a matérias publicadas em sites britânicos atribuindo o registro à agência Getty Images.
De fato, a fotografia pode ser encontrada no site da Getty Images com a seguinte legenda: “Ativista sueca do clima Greta Thunberg faz um discurso no Pyramid Stage durante o quarto dia do Festival de Glastonbury em Worth Farm, Pilton, em 25 de junho de 2022 em Glastonbury, Inglaterra”. A foto é creditada a Leon Neal.
A AFP também registrou o momento do discurso da ativista.
Em 27 de junho de 2022, ao término da edição desse ano, também foi observada uma grande quantidade de lixo em frente ao palco principal. A conta oficial do festival no Twitter publicou um registro do Pyramid Stage, no qual não se vê lixo espalhado, indicando: “Os coletores de lixo já estão fazendo um trabalho incrível”.
The litter pickers have already been doing an amazing job. pic.twitter.com/wbrejrqnPq
— Glastonbury Live (@GlastoLive) June 27, 2022
Apesar do público de Glastonbury ter o costume de deixar uma enorme quantidade de lixo, o festival implementou algumas políticas que buscam diminuir os resíduos gerados. Em 2019, por exemplo, os organizadores proibiram a venda de garrafas de plástico.