
Tanques em vídeo viral eram levados ao oeste da Finlândia para exercícios, não à fronteira russa
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 13 de maio de 2022 às 01:25
- 4 minutos de leitura
- Por Jan RUSSEZKI, AFP Alemanha, AFP Espanha, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Nas últimas 18 horas, um vídeo publicado por internautas de Tampere, na Finlândia Ocidental, mostra que as Forças Armadas finlandesas começaram a movimentar e transportar uma enorme quantidade de equipamento militar para a fronteira oriental com a Rússia”, diz uma das publicações no Facebook. Conteúdo similar circulou no Twitter e no TikTok.
O vídeo também é difundido em alemão, espanhol, polonês e finlandês.

A entrada de tropas russas na Ucrânia no final de fevereiro de 2022 fez com que tanto a Finlândia, país fronteiriço à Rússia, como a Suécia considerassem uma aproximação com a OTAN. Ainda que nenhum dos dois países tenha solicitado sua adesão à organização, a Rússia já reagiu dizendo que isso traria “consequências”. A entrada da Finlândia será “sem dúvida” uma ameaça, segundo o Kremlin.
Neste contexto, o vídeo viralizado começou a circular.
A sequência mostra um trem de carga que transporta tanques, sem mais informações nas imagens. Diversas publicações também mencionam a cidade finlandesa de Tampere. Esta verificação da agência de notícias alemã também situa as imagens em Tampere.
A AFP identificou a localização exata do vídeo, no noroeste da cidade.
No vídeo, atrás dos trilhos, é possível ver um edifício branco de apartamentos com uma dupla fileira de varandas e uma chaminé vermelha à direita. Em ambos os lados da via há uma cerca metálica cinza e o trem segue, na imagem, da esquerda para a direita. Com base na localização de onde foi feita a gravação, a direção do trem é para o oeste do país.

Outras verificações, das agências Reuters e Associated Press, indicam que os tanques eram transportados para manobras militares chamadas Arrow22, agendadas para ocorrer de 2 a 13 de maio de 2022. A AFP distribuiu fotografias do exercício em Niinisalo, no oeste da Finlândia, em 4 de maio de 2022, e as publicou no Twitter no dia seguinte. No exercício, participaram divisões militares do Reino Unido, Letônia, Estônia e Estados Unidos.
Veli-Pekka Kivimaki, professor de Inteligência de Código Aberto na Escola Krieger da Universidade John Hopkins, tuitou em 3 de maio: “Se você ver um vídeo de tanques transportados em trens na Finlândia é porque está previsto um exercício de tanques, programado de forma regular (Arrow 22)”. O docente citava um tuíte do exército finlandês anunciando na véspera o início da manobra.
#Arrow22#harjoitus on virallisesti käynnistynyt! Viimeisetkin vaunut saapuivat illansuussa Parolasta - nyt puretaan, leiriydytään, levätään, jotta yksikköharjoittelusta saadaan huomenna kaikki irti. #maavoimat#PSPR@KarjalanPR@PorinPRpic.twitter.com/N1W0wBxuIY
— Maavoimat (@Maavoimat) May 2, 2022
Os tanques vão em direção oposta à Rússia
A AFP enviou o vídeo das publicações virais às Forças Armadas da Finlândia para saber se os blindados iam em direção à fronteira com a Rússia. O porta-voz do exército Henrik Gahmberg respondeu: “Os tanques transportados no vídeo estão a caminho do exercício Arrow 22. Arrow é um exercício técnico anual mas não ocorria desde 2019 devido à pandemia de covid-19”, e acrescentou: “Foi planejado muito antes da guerra na Ucrânia e não tem nenhuma relação com ela!”.
Veículos de comunicação finlandeses e internacionais informaram sobre os exercícios “Arrow”, que são anunciados pelo exército, em 2017, 2018 e 2019 (1, 2).
Segundo um comunicado à imprensa do exército finlandês, no exercício de 2022 participaram cerca de 3.400 soldados e 450 veículos militares. Antes, várias unidades seriam deslocadas vindas de Niinisalo e Kankaapaa, duas localidades ao noroeste de Tampere. “Veículos rastreados serão transportados por via férrea para a área de treinamento”, afirma a nota.
O porta-voz Gahmberg explicou: “Os tanques foram transportados pela brigada blindada em Parola, nos arredores de Hameenlinna, até o campo de tiro e treinamento de Niinisalo, perto da cidade de Kankaanpaa”. Parola está situada ao sudeste de Tampere e, segundo o Google Maps, as vias de trem passam por esta localidade e se afastam da fronteira russa, situada a cerca de 270 quilômetros de onde foi gravada a sequência viral.
“Não houve transporte de material até a fronteira russa! Não há uma ameaça militar imediata para a Finlândia”, acrescentou o porta-voz militar.