Tanques em vídeo viral eram levados ao oeste da Finlândia para exercícios, não à fronteira russa

Uma gravação visualizada mais de 68 mil vezes nas redes sociais desde, pelo menos, 4 de maio de 2022 mostra um trem de carga transportando tanques militares. Segundo as publicações, a Finlândia estaria transportando esses veículos militares até a fronteira com a Rússia. Mas isso é falso: o exército finlandês informou à AFP que o vídeo mostra o transporte dos blindados para um exercício militar anual, previsto antes da guerra na Ucrânia. Além disso, os tanques se dirigiam ao oeste do país, no lado oposto à fronteira com a Rússia.

“Nas últimas 18 horas, um vídeo publicado por internautas de Tampere, na Finlândia Ocidental, mostra que as Forças Armadas finlandesas começaram a movimentar e transportar uma enorme quantidade de equipamento militar para a fronteira oriental com a Rússia”, diz uma das publicações no Facebook. Conteúdo similar circulou no Twitter e no TikTok.

O vídeo também é difundido em alemão, espanhol, polonês e finlandês.

Image
Captura de tela feita em 12 de maio de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

A entrada de tropas russas na Ucrânia no final de fevereiro de 2022 fez com que tanto a Finlândia, país fronteiriço à Rússia, como a Suécia considerassem uma aproximação com a OTAN. Ainda que nenhum dos dois países tenha solicitado sua adesão à organização, a Rússia já reagiu dizendo que isso traria “consequências”. A entrada da Finlândia será “sem dúvida” uma ameaça, segundo o Kremlin.

Neste contexto, o vídeo viralizado começou a circular.

A sequência mostra um trem de carga que transporta tanques, sem mais informações nas imagens. Diversas publicações também mencionam a cidade finlandesa de Tampere. Esta verificação da agência de notícias alemã também situa as imagens em Tampere.

A AFP identificou a localização exata do vídeo, no noroeste da cidade.

No vídeo, atrás dos trilhos, é possível ver um edifício branco de apartamentos com uma dupla fileira de varandas e uma chaminé vermelha à direita. Em ambos os lados da via há uma cerca metálica cinza e o trem segue, na imagem, da esquerda para a direita. Com base na localização de onde foi feita a gravação, a direção do trem é para o oeste do país.

Image
Captura de tela do vídeo viral (E) e de sua localização no Google Maps, com um círculo e duas flechas sinalizando os lugares identificados ( . / )

Outras verificações, das agências Reuters e Associated Press, indicam que os tanques eram transportados para manobras militares chamadas Arrow22, agendadas para ocorrer de 2 a 13 de maio de 2022. A AFP distribuiu fotografias do exercício em Niinisalo, no oeste da Finlândia, em 4 de maio de 2022, e as publicou no Twitter no dia seguinte. No exercício, participaram divisões militares do Reino Unido, Letônia, Estônia e Estados Unidos.

Veli-Pekka Kivimaki, professor de Inteligência de Código Aberto na Escola Krieger da Universidade John Hopkins, tuitou em 3 de maio: “Se você ver um vídeo de tanques transportados em trens na Finlândia é porque está previsto um exercício de tanques, programado de forma regular (Arrow 22)”. O docente citava um tuíte do exército finlandês anunciando na véspera o início da manobra.

Os tanques vão em direção oposta à Rússia

A AFP enviou o vídeo das publicações virais às Forças Armadas da Finlândia para saber se os blindados iam em direção à fronteira com a Rússia. O porta-voz do exército Henrik Gahmberg respondeu: “Os tanques transportados no vídeo estão a caminho do exercício Arrow 22. Arrow é um exercício técnico anual mas não ocorria desde 2019 devido à pandemia de covid-19”, e acrescentou: “Foi planejado muito antes da guerra na Ucrânia e não tem nenhuma relação com ela!”.

Veículos de comunicação finlandeses e internacionais informaram sobre os exercícios “Arrow”, que são anunciados pelo exército, em 2017, 2018 e 2019 (1, 2).

Segundo um comunicado à imprensa do exército finlandês, no exercício de 2022 participaram cerca de 3.400 soldados e 450 veículos militares. Antes, várias unidades seriam deslocadas vindas de Niinisalo e Kankaapaa, duas localidades ao noroeste de Tampere. “Veículos rastreados serão transportados por via férrea para a área de treinamento”, afirma a nota.

O porta-voz Gahmberg explicou: “Os tanques foram transportados pela brigada blindada em Parola, nos arredores de Hameenlinna, até o campo de tiro e treinamento de Niinisalo, perto da cidade de Kankaanpaa”. Parola está situada ao sudeste de Tampere e, segundo o Google Maps, as vias de trem passam por esta localidade e se afastam da fronteira russa, situada a cerca de 270 quilômetros de onde foi gravada a sequência viral.

“Não houve transporte de material até a fronteira russa! Não há uma ameaça militar imediata para a Finlândia”, acrescentou o porta-voz militar.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco