É falso o tuíte da CNN sobre um hotel bombardeado na Ucrânia com uma foto da Sérvia

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um suposto tuíte da CNN que informa sobre a destruição de um hotel na Ucrânia após ser bombardeado por forças russas foi compartilhado dezenas de vezes nas redes sociais desde, pelo menos, 21 de março de 2022. Usuários garantem que a rede norte-americana inventou a história e usou imagens que, na realidade, correspondem a um resort na Sérvia. No entanto, um representante da emissora disse à AFP que o canal não noticiou a história e que o tuíte é apócrifo. Além disso, as publicações mostram o nome de um comediante sérvio que realizou anteriormente montagens com a imagem da CNN.

“O ucraniano Mir Hotel, que, segundo jornalistas da CNN, foi impiedosamente bombardeado pelas Forças Armadas Russas. Ah não, espere. Este é o resort sérvio Zvonachka-Banya, aguardando reconstrução. A propósito, eles estão procurando um investidor. Envie à CNN um agradecimento pelo anúncio”, dizem as publicações compartilhadas no Facebook e no Twitter.

A captura compartilhada, na qual aparecem os usuários CNN Breaking News e Majk Majkonski, diz em inglês: “Isto foi o que restou do famoso hotel resort ucraniano Paz depois do ataque aéreo por bombardeios russos”.

Captura de tela feita em 7 de abril de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

Conteúdo semelhante circulou em romeno, coreano, eslovaco, grego, inglês, francês e espanhol.

Hotel Mir na Sérvia

Uma busca reversa pela imagem viralizada no buscador Bing levou a uma publicação de um blog sérvio com a mesma fotografia, feita em 22 de abril de 2010.

O texto descreve que o edifício da foto leva o nome de “Hotel Mir”, que se traduz como “paz” em vários idiomas eslavos, e destaca que está localizado no spa Zvonacka Banja, próximo à cidade de Zvonce, no leste da Sérvia.

Captura de tela de um blog realizada em 5 de abril de 2022 ( . / )

Alguns meios de comunicação locais (1, 2) informaram sobre este hotel abandonado, mostrando fotos semelhantes às do prédio em ruínas visto no suposto tuíte da CNN.

Embora a AFP tenha verificado que existe um hotel chamado Mir localizado em Kiev, capital ucraniana, o prédio não se assemelha ao viralizado.

Sinais de tuíte falso

O tuíte viralizado mostra inconsistências gráficas em comparação com um tuíte original da conta CNN Breaking News.

À esquerda da captura observa-se uma imagem de perfil da conta atribuída à CNN e, à direita, outra imagem sem um nome de usuário com a identificação de "Majk Majkonski" . Em uma publicação normal no Twitter haveria apenas uma imagem: aquela pertencente ao perfil que fez a postagem.

Além disso, a foto que ilustra o tuíte falso é quadrada, enquanto em uma publicação original a imagem teria bordas arredondadas:


Comparação entre capturas de tela de um tuíte falso e um tuíte da CNN Breaking News, feito em 7 de abril de 2022 ( . / )

A AFP não encontrou nenhum registro da postagem na conta oficial da CNN Breaking News ou qualquer notícia da CNN sobre um atentado a bomba em hotel pelas forças russas.

"A CNN não publicou essa foto ou esse texto em relação à nossa cobertura contínua da guerra na Ucrânia", disse à AFP o responsável de comunicação da CNN Matt Dornic em 23 de março de 2022.

Uma busca nas redes sociais por "Majk Majkonski", o segundo nome de usuário visto no tuíte atribuído à CNN, não levou a qualquer perfil. No entanto, o site investigativo sérvio Raskrikavanje descobriu o tuíte viral em uma conta do Instagram pertencente a Majkonski e que mais tarde foi excluída.

“Em sua conta no Instagram, que tem cerca de 6.000 seguidores, é possível ver muito conteúdo similar e mais tuítes editados da suposta conta da CNN, incluindo o mencionado com o hotel Mir. Em todas as montagens no canto há a inscrição 'Majk Majkonski'”, explica o site.

Além disso, Majkonski é conhecido por publicar conteúdo satírico nas mídias sociais, conforme detalhado em uma entrevista de fevereiro de 2020 no Pirotske Vesti, um portal de notícias de Pirot, no sudeste da Sérvia.

“Majk retrata nossa vida cotidiana, eventos e pessoas em Pirot de maneira engraçada, às vezes satírica, através de fotomontagens, os chamados memes, e mais recentemente por trabalhos em vídeo”, afirma o artigo.

A cidade de Pirot fica 30 quilômetros ao norte de Zvonačka Banja, onde fica o hotel citado no tuíte falso atribuído à CNN.

A equipe de verificação da AFP desmentiu outra alegação que vincula a CNN a uma notícia falsa sobre a invasão russa da Ucrânia.

Conflito na Ucrânia