Imagem da CNN que relaciona invasão da Ucrânia a casos de miocardite é uma montagem

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Uma imagem atribuída à emissora norte-americana CNN, que vincula a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022, ao surgimento de casos de miocardite, foi compartilhada mais de 700 vezes desde 8 de março de 2022. No entanto, a suposta captura de tela é, na verdade, uma montagem feita por um site satírico.

“HAHAHAHA! Missão cumprida, CNN: ‘A invasão da Ucrânia causa miocardite’", diz uma das publicações compartilhadas no Twitter (1, 2) e no Facebook (1, 2).

Um conteúdo semelhante também circulou em inglês e espanhol (1).

Captura de tela feita em 9 de março de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Uma pesquisa feita pelo Checamos no site da CNN não levou a nenhuma matéria com o título viralizado.

Por meio de uma busca reversa pela captura de tela compartilhada nas redes sociais, foi possível constatar que a imagem foi originalmente publicada em 7 de março de 2022 pelo site The Babylon Bee, que se descreve como o "melhor portal de sátiras do mundo".

O portal satírico já publicou outras montagens (1, 2) que simulam reportagens da CNN. Várias utilizam os mesmos elementos gráficos, como o horário e textos vistos em detalhes da captura de tela agora viralizada:

Comparação feita em 9 de março de 2022 entre a captura de tela viralizada (E) e uma imagem publicada no site satírico The Babylon Bee ( . / )

O conteúdo foi montado com imagens tiradas de uma reportagem do apresentador Anderson Cooper da CNN em 2016 e uma foto que circula como ilustração na internet.

A Rússia invadiu o território ucraniano em 24 de fevereiro de 2022, gerando um forte clamor internacional pelo fim do conflito. A AFP checou outras publicações falsas ou enganosas compartilhadas nas redes sociais nesse contexto de guerra.

O Checamos já verificou outro conteúdo viralizado cuja origem foi o site satírico The Babylon Bee.

Conflito ucraniano-russo