A Pfizer não anunciou acordo com a Microsoft: é uma sátira o artigo sobre chip na vacina de covid
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 17 de maio de 2021 às 21:28
- 2 minutos de leitura
- Por Taylor THOMPSON-FULLER, AFP Nova Zelândia
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A Pfizer admitiu que a ‘próxima leva’ de vacinas contará com microchips da Microsoft, após terem feito um "acordo" com a mesma. Ou seja , agora admitem que existe nano tecnologia similar a um microchip nas vacinas”, diz uma das publicações compartilhadas ao menos desde 15 de abril no Facebook (1, 2, 3) e Twitter (1, 2, 3).
As postagens acompanham capturas de tela de um artigo publicado em 9 de abril no site Value Walk, ou um link para a mesma matéria, intitulada: “Pfizer anuncia atualização na vacina contra covid-19, agora inclui chip da Microsoft para redução de sintomas”.
Captura de tela feita em 17 de maio de 2021 de uma publicação no Facebook
O artigo assegura que a Pfizer divulgou um comunicado informando que havia “fechado um acordo com a Microsoft para integrar seu chip de processamento Pluton para reduzir os sintomas associados à vacina”.
Também compartilhada em inglês, espanhol e italiano, a matéria inclui uma suposta citação do CEO da Microsoft, Satya Nadella, que teria dito: “Essa é uma grande revolução na medicina”.
Artigo satírico
No entanto, uma nota na parte inferior do artigo viralizado informa que a história foi publicada originalmente no site StonkMarket, que se descreve como um portal de notícias financeiras satíricas com o objetivo de “fornecer humor diariamente”.
O termo “stonk” é uma grafia deliberadamente incorreta da palavra em inglês stock (ação), que se tornou uma gíria para se referir ironicamente a assuntos relacionados ao mercado financeiro.
Captura de tela feita em 17 de maio de 2021 da descrição do site StonkMarket
De fato, o site StonkMarket publicou exatamente o mesmo texto no último dia 8 de abril, um dia antes do artigo compartilhado nas redes.
Após a viralização do conteúdo, o portal Value Walk atualizou a nota na parte inferior de sua publicação reconhecendo que a matéria era um artigo satírico:
Captura de tela feita em 17 de maio de 2021 do site Value Walk
Buscas no Google pelos detalhes do suposto comunicado da Pfizer e pela citação atribuída ao CEO da Microsoft localizam apenas sites que reproduziram na íntegra o artigo satírico do StonkMarket ou verificações de outros portais de checagem de fatos.
Por sua vez, uma consulta aos comunicados da Pfizer e da Microsoft mostra que nenhuma das duas companhias havia anunciado planos para lançar em conjunto uma vacina contra a covid-19 com qualquer chip até 17 de maio de 2021.