A Pfizer não anunciou acordo com a Microsoft: é uma sátira o artigo sobre chip na vacina de covid

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Publicações que asseguram que a farmacêutica Pfizer anunciou uma nova versão de sua vacina contra a covid-19 que incluirá um “chip da Microsoft” para redução de sintomas foram compartilhadas centenas de vezes em redes sociais desde meados de abril. Isso é falso: a alegação surgiu em um site satírico. Uma análise de comunicados da Pfizer e da Microsoft mostra que nenhuma das duas empresas anunciou uma “atualização” como essa em qualquer vacina contra o novo coronavírus.

“A Pfizer admitiu que a ‘próxima leva’ de vacinas contará com microchips da Microsoft, após terem feito um "acordo" com a mesma. Ou seja , agora admitem que existe nano tecnologia similar a um microchip nas vacinas”, diz uma das publicações compartilhadas ao menos desde 15 de abril no Facebook (1, 2, 3) e Twitter (1, 2, 3).

As postagens acompanham capturas de tela de um artigo publicado em 9 de abril no site Value Walk, ou um link para a mesma matéria, intitulada: “Pfizer anuncia atualização na vacina contra covid-19, agora inclui chip da Microsoft para redução de sintomas”

Captura de tela feita em 17 de maio de 2021 de uma publicação no Facebook

O artigo assegura que a Pfizer divulgou um comunicado informando que havia “fechado um acordo com a Microsoft para integrar seu chip de processamento Pluton para reduzir os sintomas associados à vacina”.

Também compartilhada em inglês, espanhol e italiano, a matéria inclui uma suposta citação do CEO da Microsoft, Satya Nadella, que teria dito: “Essa é uma grande revolução na medicina”.

Artigo satírico

No entanto, uma nota na parte inferior do artigo viralizado informa que a história foi publicada originalmente no site StonkMarket, que se descreve como um portal de notícias financeiras satíricas com o objetivo de “fornecer humor diariamente”.

O termo “stonk” é uma grafia deliberadamente incorreta da palavra em inglês stock (ação), que se tornou uma gíria para se referir ironicamente a assuntos relacionados ao mercado financeiro. 

Captura de tela feita em 17 de maio de 2021 da descrição do site StonkMarket

De fato, o site StonkMarket publicou exatamente o mesmo texto no último dia 8 de abril, um dia antes do artigo compartilhado nas redes.

Após a viralização do conteúdo, o portal Value Walk atualizou a nota na parte inferior de sua publicação reconhecendo que a matéria era um artigo satírico: 

Captura de tela feita em 17 de maio de 2021 do site Value Walk

Buscas no Google pelos detalhes do suposto comunicado da Pfizer e pela citação atribuída ao CEO da Microsoft localizam apenas sites que reproduziram na íntegra o artigo satírico do StonkMarket ou verificações de outros portais de checagem de fatos.

Por sua vez, uma consulta aos comunicados da Pfizer e da Microsoft mostra que nenhuma das duas companhias havia anunciado planos para lançar em conjunto uma vacina contra a covid-19 com qualquer chip até 17 de maio de 2021.

Tradução e adaptação
COVID-19 Vacinas