O médico fotografado em La Rioja, na Argentina, não foi vacinado duas vezes com a Sputnik V
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 8 de janeiro de 2021 às 15:03
- Atualizado em 8 de janeiro de 2021 às 19:56
- 2 minutos de leitura
- Por Nadia NASANOVSKY, AFP Argentina
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Argentina de novo marcando tendência mundial.Vacinando duas vezes o mesmo cara. Chupa essa, Mundo”, dizem ironicamente publicações replicadas mais de 4.000 vezes no Facebook (1, 2, 3), no Twitter e no Instagram desde pelo menos o dia 30 de dezembro de 2020.
Celebrando o começo da campanha de imunização com a vacina Sputnik V, no dia 29 de dezembro, o ministro da Saúde de La Rioja, Juan Carlos Vergara, tuitou uma das imagens, enquanto o Legislativo provincial publicou a outra.
O protagonista das fotos é Rafael Fernández, presidente do comitê de crise do Hospital Vera Barros de La Rioja, que no mesmo dia da divulgação das imagens esclareceu à mídia argentina (1, 2) ter recebido apenas uma dose da vacina.
O médico explicou que, ao ser vacinado, foi solicitado que trocasse de lugar para que a imprensa pudesse captar melhor o momento. "Decidimos trocar de lugar para um ângulo melhor e com enfermeira, e a vacinação foi feita", contou à rede de notícias TN. “Isso foi explicado à imprensa presente e eles tiraram a foto, foi dito por que isso foi feito, que era melhor para eles. E decidiram fazer o upload das duas fotos", acrescentou.
O Legislativo provincial esclareceu ainda que “uma das fotos era apenas para a mídia e assim poder descongestionar o local como os protocolos exigem”.
A foto em que Fernández é visto com uma enfermeira mostra o momento em que ele efetivamente recebeu a vacina, como pode ser visto no vídeo postado na conta do Facebook do Hospital Vera Barros.
Outro vídeo, também publicado no dia 29 de dezembro, mostra a outra cena, com o enfermeiro. Nele pode-se ver como os protagonistas e as autoridades presentes posam para as câmeras. Além disso, ouve-se uma mulher questionando em espanhol "dá para ver bem?" [tradução livre] e um homem perguntando "dá para ver assim?" [tradução livre].
Esse centro hospitalar é um dos três onde o governo de La Rioja começou a vacinar os trabalhadores da Saúde. O total de trabalhadores em centros de saúde públicos e privados estimado pelo governo argentino é de 763.000 pessoas.
Em 2 de janeiro de 2021, de acordo com o ministro da Saúde argentino, Ginés González García, 32.103 doses da vacina Sputnik V tinham sido administradas a profissionais de saúde em todo o país.
Em conclusão, o médico de La Rioja, Rafael Fernández, não recebeu duas doses da vacina contra a covid-19 em 29 de dezembro de 2020. Duas fotos retratam o momento, mas na verdade ele foi vacinado somente uma vez, no braço direito.
EDIT 08/01: Corrige erro de tipografia no primeiro parágrafo.