Imagem de ato contra Michel Temer em 2016 circula atribuída à manifestação contra Bolsonaro em 2021

Copyright © AFP 2017-2023. Todos os direitos reservados.

A fotografia de uma multidão em uma rua durante um protesto foi compartilhada mais de 1,5 mil vezes nas redes sociais em menos de 24 horas com a afirmação de que o registro foi feito durante um ato realizado contra o presidente Jair Bolsonaro e a sua gestão da pandemia de covid-19 no último dia 19 de junho. Mas isso é falso. A imagem data de setembro de 2016, quando milhares de pessoas foram às ruas pedindo a saída do então chefe de Estado Michel Temer.

“Belo Horizonte, Minas Gerais, gigante de novo! #ForaBolsonaro19J #ForaBolsonaro #19JPovoNaRua #ForaBolsonaro19J”, diz uma das legendas vistas nas publicações, que circularam no Facebook (1, 2) e no Twitter (1, 2, 3), sendo compartilhadas, inclusive, por políticos.

Captura de tela feita em 20 de junho de 2021 de uma publicação no Twitter

No último sábado, 19 de junho, dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro por sua gestão da pandemia. Nesse mesmo dia o Brasil registrou a marca de 500 mil óbitos em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus.

As palavras de ordem ouvidas nos diversos atos demandavam que o presidente saísse do governo e o chamavam de “genocida”: “Fora Bolsonaro!”, “Fora genocida!”, “Governo da fome e do desemprego”, “Vacina já!” e “Vacina no braço e comida no prato”.

Mas uma das imagens viralizada nas redes não mostra, contudo, o protesto do último dia 19 de junho.

Uma busca reversa pela fotografia mostrou que ela foi publicada em 7 de setembro de 2016 em um blog acompanhada do título: “7 de setembro foi um FORA TEMER”. Na legenda, indica-se que a foto foi feita em Belo Horizonte pela Mídia Ninja.

Uma segunda pesquisa, dessa vez na página desse coletivo de comunicação no Facebook, mostrou que a foto realmente foi publicada em 7 de setembro de 2016 com os dizeres “Belo Horizonte nas ruas é #ForaTemer!” e o crédito para Maxwell Vilela.

Ao selecionar especificamente a imagem da rua onde se vê um prédio verde do lado direito pode-se constatar que se trata do mesmo registro viralizado em 2021.

Usando a funcionalidade “lupa” da ferramenta de análise de imagens InVid-WeVerify* é possível ver que um dos presentes no ato segura um cartaz escrito “Fora Temer”. Na data, Jair Bolsonaro ainda atuava como deputado federal e não falava em uma candidatura à Presidência da República, o que ocorreu alguns meses depois.

Captura de tela feita em 20 de junho de 2021 na ferramenta de análise de imagens InVid-WeVerify

Em 7 de setembro de 2016, o Brasil celebrava o dia de sua Independência e a abertura dos Jogos Paralímpicos após o impeachment de Dilma Rousseff. Diversas cidades registraram protestos contra o então presidente e, em Belo Horizonte, os movimentos que convocaram o ato informaram da adesão de aproximadamente 30 mil pessoas.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

COVID-19