Compilado de imagens atribuídas aos atos contra Bolsonaro de junho de 2021 circula desde 2018

Copyright © AFP 2017-2023. Todos os direitos reservados.

Um conjunto de fotos de multidões protestando em diferentes cidades brasileiras foi compartilhado centenas de vezes em redes sociais desde 19 de junho de 2021 como se retratasse alguns dos atos realizados no mesmo dia contra o presidente Jair Bolsonaro. Isso é falso. A mesma composição de imagens circula nas redes desde setembro de 2018, quando dezenas de milhares de manifestantes foram às ruas contra a eleição de Bolsonaro, antes mesmo do primeiro turno da votação daquele ano.

O conjunto de imagens, sobreposto com a data “19/06/2021” e a hashtag “#ForaBolsonaro” começou a circular no Facebook (1, 2, 3) no mesmo dia em que manifestantes protestaram contra o presidente e sua gestão da pandemia de covid-19, que já deixou mais de meio milhão de mortos no país.

Os atos de 19 de junho de 2021 aconteceram em muitas das mesmas cidades citadas nas publicações viralizadas. No entanto, as fotos compartilhadas nas redes não retratam essas manifestações. 

Captura de tela feita em 21 de junho de 2021 de uma publicação no Facebook

Uma busca reversa no Google mostra que a mesma composição de imagens foi publicada no Twitter em 30 de setembro de 2018.

Um dia antes, dezenas de milhares de manifestantes, em sua maioria mulheres, haviam protestado em diversas capitais do país aos gritos de “Ele não, ele nunca”, em uma referência ao então candidato à Presidência Jair Bolsonaro. 

Captura de tela feita em 21 de junho de 2021 de uma publicação no Twitter

Uma segunda pesquisa, desta vez especificamente por registros dos protestos de 29 de setembro de 2018, permitiu localizar separadamente as imagens que compõem o conjunto publicado nas redes.

As fotos de Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis e Vitória da Conquista foram publicadas em 29 de setembro daquele ano no Twitter pelo coletivo de jornalismo independente Mídia Ninja, com crédito para os fotógrafos Karina Zambrana, Negx7, ou para o próprio site.

A imagem atribuída nas redes a Salvador também foi divulgada pela Mídia Ninja no mesmo dia, mas com a informação de que ela foi feita em Fortaleza, pela fotógrafa Sheyla Castelo Branco.

Já a foto associada a Fortaleza, por sua vez, foi feita em Salvador, como também foi registrado pela Mídia Ninja em 29 de setembro de 2018. A imagem foi creditada à fotógrafa Águeda Mascarenhas.

A foto de uma multidão no centro do Rio de Janeiro foi publicada, por sua vez, pelo jornal O Globo.

Não foi possível determinar com precisão a origem da imagem associada a Goiânia, mas a foto foi amplamente compartilhada no Twitter (1, 2, 3) em 29 de setembro de 2018 atribuída à capital de Goiás.

A foto do meio da última fileira do conjunto de imagens também não pode ser identificada devido à baixa qualidade e por não ter sido atribuída a nenhuma cidade.

Abaixo, fotos da AFP que realmente foram feitas em atos do último dia 19 de junho de 2021.

O AFP Checamos já verificou outra imagem incorretamente atribuída a essas manifestações.