Bill Gates recebeu um presente em um programa em 2016, não entregou um cheque para a jornalista

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Publicações alegando que Bill Gates ofereceu um cheque para uma jornalista, com uma imagem supostamente mostrando a cena, foram compartilhadas mais de 40,6 mil vezes nas redes sociais ao menos desde meados de julho de 2021. Mas a cena, registrada em outubro de 2016 durante o programa “This Morning”, da emissora ITV, mostrava os jornalistas entregando uma caneca com o logo da atração de presente a Gates.

“Bill Gates entregou um cheque a uma jornalista dizendo-lhe para marcar o dinheiro que ela quisesse. Ela respondeu ofendida: ‘ ‘ Senhor Bill Gates, eu não falo disso. Perguntei qual é o segredo do seu sucesso.’ Ele entregou o cheque novamente, mas ela recusou-se a aceitar”, começam as publicações, amplamente compartilhadas no Facebook (1, 2, 3), no Instagram (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2).

E o texto continua: “Bill Gates disse-lhe: ‘ É a sua última chance, pegue-o e coloque a quantidade que quiser ’. Ela não aceitou. Então ele rasgou o cheque e disse: ‘ ‘ O segredo do meu sucesso é que eu não perco nenhuma chance como você acabou de fazer. Se você tivesse a filosofia de ver situações e propostas como oportunidades, poderia ter se tornado a jornalista mais rica do mundo… A diferença entre você e eu, é que eu vejo oportunidades em tudo e você viu tudo, menos uma chance’”.

Captura de tela feita em 22 de dezembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

Uma busca pela cena utilizando a ferramenta de reconhecimento de imagem Google Lens levou a uma matéria publicada no site Metro UK em 27 de outubro de 2016 e intitulada: “Os filhos de Bill Gates concordam com a doação de sua fortuna de 70 bilhões de libras quando ele morrer”.

No texto há um vídeo que mostra um cenário semelhante ao visto da foto viralizada e a informação de que Gates havia dado uma “rara entrevista” ao programa “This Morning”, da emissora britânica ITV.

Uma pesquisa no Google pelos termos “ITV + This Morning + Bill Gates” mostrou como resultado um artigo sobre a presença do bilionário no programa, em 26 de outubro de 2016, e um vídeo publicado no canal do programa no YouTube em que se vê a mesma cena compartilhada nas redes.

Junto com os apresentadores Holly Willoughby e Ben Shephard, Gates respondeu a algumas perguntas enviadas pelos telespectadores, entre elas o que ele gostaria que sua família comprasse para ele de Natal, ao que ele respondeu citando filmes, livros e quebra-cabeças.

Willoughby, então, fez uma brincadeira e entregou a Gates uma caixa branca adornada com um laço, dizendo ser “um presentinho” para ele. Ao abrir, havia uma caneca com o logotipo do programa.

Assim, pode-se constatar que Gates não estava entregando algo para a jornalista, como indicam as publicações, mas sim recebendo um presente dos apresentadores. A AFP não encontrou registros de outro momento no programa em que ele tivesse dado algo aos jornalistas.

O AFP Checamos já verificou (1, 2, 3) outras alegações envolvendo Bill Gates, principalmente em meio à pandemia de covid-19.

Conteúdo semelhante foi checado pela equipe da Agência Lupa.

BILL GATES