O cartaz que pede a doação de órgãos de crianças em um centro de vacinação anticovid foi editado
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 18 de novembro de 2021 às 19:27
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Estados Unidos, AFP Argentina, AFP Brasil, Manon JACOB,
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
A fotografia mostra o que parece ser uma unidade de vacinação ao ar livre, onde está colocado um grande cartaz em que se lê, em tradução livre do inglês: “Vacina contra a COVID aqui. Sem agendamento prévio” e, abaixo, “Não esqueça de doar os órgãos de seus filhos”.
A imagem em questão foi compartilhada no Facebook (1, 2) e no Twitter (1, 2) por usuários que escreveram mensagens como: “Ai tu vai levar seu filho pra tomar a picadinha e PAH !! Se depara com uma mensagem dessas... Motivadora, não ?” e “Na parte circulada em vermelho diz: ‘NÃO SE ESQUEÇA DE DOAR OS ORGÃOS DE SUAS CRIANÇAS ’ O quê, que é isso? e vc vai ficar sentado na indignação? #PassaporteSanitarioNao”.
A imagem também circulou em inglês e espanhol.
A fotografia original
A equipe de verificação da AFP localizou a imagem verdadeira por meio de uma busca na internet pelo texto que aparece no cartaz.
A foto original foi publicada em 31 de julho de 2021 no site do time da Liga Nacional de Futebol Americano New England Patriots. A imagem ilustrava o anúncio de que haveria uma clínica de vacinação móvel durante os eventos programados no estádio Gillette de Foxborough, Massachusetts, sede da equipe.
“Sim, a foto é nossa”, confirmou à AFP Stephanie Burnham, coordenadora de comunicação do New England Patriots, em 9 de novembro de 2021.
Burnham assinalou que a imagem mostrava “uma oportunidade de vacinação para as pessoas que assistiram às partidas do New England Revolution” em julho e agosto de 2021.
Como visto na captura de tela abaixo, o cartaz não incluía uma mensagem sobre doação de órgãos.
No espaço do cartaz onde se vê na foto viralizada “Não esqueça de doar os órgãos de seus filhos” originalmente lia-se, em espanhol, “Vacunas de COVID Aquí. SIN Cita Previa” - a frase é idêntica à que está no pôster em inglês.
A imagem adulterada começou a circular alguns dias depois de a Agência de Medicamentos e Alimentos (FDA) dos Estados Unidos autorizar a aplicação do imunizante da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 em crianças entre cinco e 11 anos.
Posteriormente, os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos aprovaram a vacina, abrindo a possibilidade de imunizar até 28 milhões de crianças contra a doença nesse país.
O Checamos já verificou outros conteúdos (1, 2, 3) virais que utilizaram imagens ou vídeos manipulados ou tirados de contexto para desestimular a vacinação contra a covid-19.