A foto de Ivete Sangalo e marido rodeados de pessoas é anterior à pandemia
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 12 de abril de 2021 às 19:38
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O marido da Ivete Sangalo, deu uma entrevista para Regina Casé, dizendo que a empregada que passou o vírus para família, HIPÓCRITA”, diz a legenda de grande parte das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3), Twitter (1, 2, 3) e Instagram desde o último dia 10 de abril.
As postagens acompanham uma imagem da cantora sentada em uma mesa com outras 25 pessoas - todas sem máscara - enquanto duas mulheres de uniforme são vistas de pé ao fundo. Uma seta em vermelho identifica ironicamente uma destas mulheres como “a culpada”.
Em conversa com a atriz Regina Casé em transmissão ao vivo no Instagram no último dia 9 de abril, o nutricionista Daniel Cady, marido de Ivete Sangalo, afirmou que todos em sua família haviam tido covid-19 e que a doença chegou à casa “por uma funcionária”, quando esta voltou de uma folga. A fala desencadeou uma onda de críticas nas redes, e Cady voltou atrás, dizendo não ter certeza de como a família contraiu a doença.
“Aqui vemos nitidamente a cozinheira que Ivete e marido falaram que passou COVID para a família. Mas essa aglomeração aí não conta neh?”, escreveu uma internauta ao compartilhar a imagem viralizada.
Uma busca na conta de Ivete Sangalo no Instagram mostra, no entanto, que a foto é anterior ao início da pandemia. O registro foi publicado pela cantora em 25 de dezembro de 2019, com a legenda: “Feliz natal!!! O amor só multiplica por aqui”.
No Natal de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não havia sido notificada formalmente sobre os casos de pneumonia viral registrados em Wuhan, na China, o que aconteceu em 3 de janeiro de 2020.
O primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus foi confirmado, por sua vez, em 26 de fevereiro de 2020 e a crise de covid-19 foi classificada como uma pandemia pela OMS em 11 de março do mesmo ano.
Em 24 de dezembro de 2019, um dia antes de publicar a imagem agora viralizada, Ivete havia compartilhado uma outra foto, em que aparece ao lado de algumas das mesmas pessoas identificadas no registro tirado de contexto.
O AFP Checamos já verificou outras imagens de figuras públicas em aglomerações antes da pandemia que circularam como se fossem atuais (1, 2).
Até este dia 12 de abril, o Brasil registrou mais de 13 milhões de casos confirmados e de 353 mil mortes por covid-19, segundo balanço da AFP baseado em dados oficiais.