Vídeo de novembro de 2019 da jornalista Mariana Gross circula como se fosse atual

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Uma gravação que mostra a jornalista Mariana Gross, que apresenta a 1ª edição do telejornal RJTV, da Rede Globo, comemorando com torcedores do Flamengo viralizou nas redes desde o último dia 7 de fevereiro com a alegação de o registro teria sido feito em meio à pandemia de coronavírus. Mas o vídeo pode ser encontrado desde novembro de 2019, quando o time carioca disputou a final da Copa Libertadores da América em Lima, no Peru, e se sagrou campeão.

“Mariana Gross??? A QUE FALA NO RJ TV ‘FICA EM CASA’? A CANALHICE DA #GloboLixo e seus funcionários! MARIANA GROSS COMEMORANDO a vitoria do Flamengo (deve ser o time dela né) sobre o Vasco. Ela PODE SE AGLOMERAR PARA FESTEJAR, mas na edição do RJTV manda você ficar em casa entendeu? ‘Fica em casa. Use máscara e evite aglomeração’”, diz a legenda de um dos vídeos, visualizados mais de 9,2 mil vezes em publicações no Facebook (1, 2, 3), Twitter (1, 2) e YouTube.

Algumas postagens se referem apenas à expressão “fique em casa” (1, 2), mundialmente utilizada para solicitar o isolamento e evitar a propagação da covid-19, enquanto outras dizem se tratar da comemoração da vitória do Flamengo sobre o Vasco pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, em 4 de fevereiro.

Captura de tela feita em 10 de fevereiro de 2021 de uma publicação no Facebook

Diferentemente do que alegam as publicações viralizadas, neste vídeo Mariana Gross não estava comemorando a vitória do Flamengo contra o Vasco na partida de 4 de fevereiro, ou sequer uma vitória de seu time este ano.

Uma busca nas redes sociais pelos termos “Mariana Gross + Flamengo” revelou que esse mesmo vídeo já circulava no Facebook, no Twitter e no YouTube em novembro de 2019, quando o coronavírus nem mesmo havia sido detectado.

Uma pesquisa no Google pelas mesmas palavras-chave levou a publicações na imprensa (1, 2) repercutindo a sequência, que desagradou os torcedores do Vasco, pois a música cantada falava em “dar porrada na torcida vascaína”. Os artigos situam os fatos um dia antes da partida da Libertadores contra o River Plate, em 23 de novembro de 2019, em Lima.

A apresentadora, flamenguista declarada, compartilhou nas redes sociais (1, 2, 3) momentos da sua viagem à capital peruana, onde a equipe carioca conquistou pela segunda vez a Copa Libertadores ao vencer o River Plate por 2 a 1.

No Twitter, usuários também compartilharam fotos de Mariana Gross, inclusive sentada para assistir o jogo.

Em 4 de fevereiro de 2021, o Flamengo enfrentou seu rival, Vasco, pelo Campeonato Brasileiro e venceu a disputa. Também no Twitter, a jornalista comemorou com um “Avante Mengão” e foi questionada se havia parado “de dizer que vai dar porrada na torcida do Vasco”, em referência ao vídeo viralizado.

COVID-19