Este vídeo mostra corvos na cidade chinesa de Xining, localizada a mais de 1.600 km de Wuhan
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 14 de fevereiro de 2020 às 19:46
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Hong Kong, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Captura de tela feita em 14 de fevereiro de 2020 mostra vídeo publicado no Twitter
“Sem a presença de seres humanos, alguns presos em casa com suas portas soldadas, as ruas da cidade chinesa de Wuhan foram tomadas por corvos”, diz o texto que acompanha o vídeo de 25 segundos em uma publicação compartilhada desde 12 de fevereiro no Facebook.
A alegação aparece em diversas outras postagens no Facebook (1, 2) e Twitter (1, 2), assim como em publicações em inglês e espanhol. Somando todos os idiomas, o vídeo foi visualizado mais de 107 mil vezes.
O novo coronavírus já deixou quase 1.400 mortos e outros 64 mil contaminados na China desde que foi detectado em Wuhan no final de 2019. Como precaução, a cidade foi colocada em quarentena.
Este vídeo não foi, contudo, gravado em Wuhan, mas na cidade chinesa de Xining, localizada a mais de 1.600 quilômetros do foco inicial da epidemia do novo coronavírus.
Uma busca por palavras-chave localizou o mesmo vídeo publicado no Twitter em 11 de fevereiro com a seguinte legenda, traduzida do inglês: “Corvos reunidos na rua Wusi, distrito de Chengxi, cidade de Xining, província de Qinghai. Corvos amam animais mortos, como carniça. Parece o filme Resident Evil. #coronavirus”.
A partir destas informações, a equipe de checagem da AFP confirmou no Baidu Maps que o lugar visto no vídeo corresponde a um cruzamento da cidade de Xining, como demonstrado abaixo.
Comparação entre vídeo viralizado (esquerda) e cruzamento da cidade de Xining visualizado no Baidu Maps
Uma nova busca por palavras-chave encontrou partes do vídeo viralizado publicadas no Weibo em 11 de fevereiro pelo veículo chinês Pear Video. A publicação reitera que as imagens são de Xining.
Em tradução livre, a legenda da gravação diz: “uma cena de inverno familiar, mas aterrorizante. 9 de fevereiro, 2020. Xining, Qinghai. Um homem chamado Hua Yi publicou um vídeo mostrando um grupo de corvos sobrevoando a rua Wencheng e chamou atenção. Ele disse que a cena tinha sido comum desde que ele se mudou para a área em setembro do ano passado, no começo do inverno. É um pouco assustador, mas maravilhoso ver objetos escuros se movendo sobre a rua durante a noite, por volta de 19h”.
Em resumo, não é verdade que este vídeo mostre corvos sobrevoando a cidade chinesa de Wuhan, em quarentena devido à epidemia do novo coronavírus. A gravação foi feita na China, mas na cidade de Xining, a mais de 1.600 quilômetros de distância de Wuhan.