É falso que os votos de uma candidata no Tocantins tenham reduzido ao longo da apuração

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

Publicações que afirmam que uma candidata a vereadora por Palmas, no Tocantins, teria recebido 1.111 votos durante a apuração das urnas nas eleições municipais de 2020, mas ao final teria ficado com apenas 58 votos, viralizaram nas redes sociais desde o último dia 17 de novembro. A imagem com os supostos 1.111 votos foi, contudo, alterada digitalmente e não representa a votação da candidata, que não foi eleita.

“Olha o homem explicando no vídeo de um print, que eles fizeram quando a candidata a vereadora de Palmas Tocantins estava com 1.111 votos antes da paralisação,a qual depois da paralisação do sistema eletrônico do (TSE),volta computando apenas 58 votos da candidata a vereadora Rose Ribeiro de Palmas Tocantins”, indica a legenda de uma das postagens compartilhadas dezenas de vezes no Facebook (1, 2, 3), algumas com duas gravações diferentes com base na mesma denúncia.

Publicações com alegações semelhantes circularam no Twitter (1), Instagram (1, 2) e YouTube (1).

No primeiro vídeo, de 35 segundos, um homem é ouvido dizendo: “esse é o print da candidata Rose Ribeiro […] onde mostra que, antes da paralisação do sistema, ela tinha 1.111 votos e, quando o sistema voltou, ela ficou com apenas 58 votos. Então, o TSE tem por obrigação de responder essa pergunta: para onde foram os votos da candidata a vereadora Rose Ribeiro?”.

Ao longo da gravação, são exibidas duas capturas de tela do aplicativo do TSE: uma, das 17h39, em que Rose parece ter 1.111 votos, e outra do resultado da eleição, que ela terminou com 58 votos.

Captura de tela feita em 19 de novembro de 2020 de uma publicação no Instagram

Em um segundo vídeo, uma mulher que se identifica como Rose Ribeiro aparece junto a um grupo de pessoas em frente a uma unidade da Polícia Federal e afirma ter sido responsável por fazer a captura de tela viralizada.

“Às 17h39, eu estava com 1.111 votos. Finalizou a eleição eu estou com 58 votos. Então, nós, que estamos aqui, nós queremos saber o que aconteceu. Nós queremos saber onde estão esses votos, não só o meu. O meu caso é o caso que eu consegui, por Deus, ter tirado o print no momento que eu vi a quantidade de votos”, afirma.

A captura de tela que viralizou nas redes foi, no entanto, alterada digitalmente.

Aplicativo de resultados do TSE

Para analisar a veracidade das capturas de tela, o Checamos consultou o portal de resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmando que Rose Ribeiro terminou a votação do último dia 15 de novembro com 58 votos.

Em seguida, foi feita uma comparação entre a captura de tela na qual Rose parecia ter 1.111 votos com a interface do aplicativo em diferentes sistemas operacionais: iOS, da Apple, Android, da Google, e a versão para desktop.

Como demonstrado na comparação abaixo, qualquer número superior a 999 aparece com um ponto de separação de milhar no aplicativo Resultados do TSE, independentemente do sistema operacional utilizado. Isso não ocorre, contudo, com os supostos “1111” votos atribuídos a Rose na captura de tela compartilhada nas redes.

Combinação de capturas de tela feita em 18 de novembro de 2020

Para consultar como ocorreu a distribuição de votos ao longo da apuração das urnas na capital do Tocantins, foi feita uma busca no Twitter por publicações do próprio dia 15 de novembro com as palavras-chave “Palmas + vereadores”.

Essa pesquisa permitiu localizar dois registros de como estava a apuração às 17h37 e às 18h04 do dia do primeiro turno, o que forneceu mais um indício de que Rose Ribeiro não contabilizava 1.111 votos às 17h39.

Após o fechamento das urnas do primeiro turno, um usuário publicou no Twitter uma captura de tela do aplicativo do TSE, feita apenas dois minutos antes do horário citado no vídeo – às 17h37 – na qual é possível ver a quantidade de votos dos candidatos a vereadores em Palmas.

Em primeiro lugar, com 1.042 votos, estava Marilon Barbosa (DEM). Como explicou a assessoria do TSE ao Comprova, projeto de verificação do qual o AFP Checamos faz parte, durante a apuração das urnas o aplicativo da corte exibe os candidatos por ordem decrescente de votos. Ou seja: se Rose estivesse com 1.111 votos naquele momento, ela apareceria em primeiro lugar na lista.

Captura de tela feita em 18 de novembro de 2020 de uma publicação no Twitter

Nesta captura, assim como nos testes realizados pelo Comprova, o número de votos superior a 999 também aparece com o ponto de separação de milhar.

Às 18h04, uma outra usuária compartilhou no Twitter capturas de tela de como estava a apuração de votos da cidade, segundo o Jornal do Tocantins. Como é possível verificar em seu site, este periódico também exibe os candidatos por ordem decrescente de votos.

Nos prints, Marilon Barbosa aparece em primeiro lugar, com os mesmos 1.042 votos. Da mesma maneira, Rose não aparece antes de Barbosa, ou sequer figura na lista que apresentava os 25 candidatos mais votados naquele momento.

Em posicionamento oficial, o Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO) negou que os votos de Rose Ribeiro tenham diminuído durante a apuração das urnas.

“O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins esclarece que o processo eleitoral é totalmente transparente e que não há como alterar os dados inseridos nas urnas eletrônicas pelos eleitores. Para conferir a lisura do processo, basta comparar a soma dos resultados dos boletins de urna, impressos na frente dos fiscais de partidos, ainda na seção eleitoral, com os dados disponibilizados pelo sistema da Justiça Eleitoral”, diz a nota, publicada em 18 de novembro.

O vídeo viralizado nas redes possui uma marca d’água do usuário do TikTok “meupartidoeobrasil”. Uma busca nesta rede social de vídeos por esse nome mostra, no entanto, que o perfil não está mais disponível.

O Checamos também entrou em contato com a Polícia Federal no Tocantins para saber se o órgão apura alguma irregularidade no pleito, mas não obteve retorno até a publicação deste artigo.

Esse conteúdo também foi verificado pelos sites de checagem e-Farsas e Agência Lupa.

Em resumo, é falsa a denúncia sobre uma suposta fraude nas eleições municipais de Palmas presente em um vídeo baseado em duas capturas de tela do aplicativo Resultados, do TSE. A imagem na qual aparece que a candidata a vereadora pelo Republicanos Rose Ribeiro tinha 1.111 votos sofreu uma alteração digital e não representa o resultado real.

Esta investigação faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas da AFP e da BandNews FM.

AFP Brasil
Eleições 2020