Vídeo de caminhões em estrada é de 2019, não de um protesto contra medidas anticovid no Canadá
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 31 de janeiro de 2022 às 19:47
- 3 minutos de leitura
- Por Katarina SUBAŠIĆ, AFP Belgrado, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O Canadá, é um grande exemplo da União de vacinados e não vacinados pela liberdade. Milhares de vacinados excluíram seus aplicativos de passaporte sanitário, outros rasgaram, e foram todos juntos lutar pela liberdade” e “Canadá caminhoneiros contra o passaporte da picada”, indicam as legendas de algumas publicações que circulam amplamente no Twitter (1, 2) com a gravação.
O vídeo, com pouco mais de 30 segundos de duração, também foi compartilhado no Facebook (1, 2, 3) e em outros idiomas, como alemão.
Em 29 de janeiro de 2022, centenas de caminhoneiros no Canadá dirigiram seus veículos como parte do chamado “Comboio da Liberdade” para protestar contra as vacinas contra a covid-19 exigidas para cruzar a fronteira com os Estados Unidos.
Com bandeiras canadenses, cartazes com a palavra “Liberdade” e entoando lemas contra o primeiro-ministro, Justin Trudeau, os caminhoneiros se uniram a outros milhares de manifestantes contra as medidas anticovid e descontentes com o governo.
No dia seguinte, 30 de janeiro, os caminhoneiros organizaram um “bloqueio completo” da autoestrada 4 ao sul de Alberta, perto da fronteira e crucial para o transporte de produtos entre os dois países.
O vídeo viralizado, no entanto, não mostra um protesto no Canadá e foi filmado em 2019, antes do início da pandemia de coronavírus.
Alemanha em 2019
Uma busca reversa no Google por capturas de tela do vídeo levou à mesma sequência publicada no YouTube em 26 de novembro de 2019 no canal da estação de rádio alemã Antenne Thuringen e intitulada: “Protesto dos agricultores em Berlim”.
O registro foi compartilhado no mesmo dia por um usuário do Twitter.
Uma segunda pesquisa, dessa vez por palavras-chave, levou a um vídeo mais longo do mesmo protesto, publicado pela Agrartechnik MV, um canal alemão que divulga conteúdos sobre tecnologia agrícola.
A sequência viralizada coincide com o início da gravação de 13 minutos de duração.
A legenda, em alemão, diz: “Manifestação indo para Berlim !!! com mais de 15.000 tratores e mais de 40.000 participantes. Em 26 de novembro de 2019, um dos maiores protestos de agricultores contra a política agrícola ocorreu em Berlim, entre outras coisas, contra as regras mais rígidas de proteção ambiental. Por essa razão, agricultores de toda a Alemanha vieram a Berlim com seus tratores”.
Na data, meios de comunicação alemães (1, 2) cobriram o protesto.