O então líder da Líbia Muammar Kadhafi discursa na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em 23 de setembro de 2009 ( AFP / Stan Honda)

Kadhafi falou em 2009 sobre um vírus fabricado, mas não exatamente com as palavras viralizadas

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Publicações compartilhadas mais de 7 mil vezes nas redes sociais ao menos desde janeiro de 2021 atribuem uma frase relacionada a um vírus fabricado a Muammar Kadhafi, ex-líder da Líbia assassinado em 2011 em meio a uma revolta popular. Embora Kadhafi tenha abordado a questão em 2009, ele não o fez exatamente com essas palavras.

“Vão fabricar o próprio vírus e te venderam a cura, fingirão que estão levando tempo para fabricar a solução que eles já tem desde o começo”, dizem publicações que circulam no Facebook (1, 2, 3), no Twitter (1, 2, 3) e no Instagram, atribuindo a fala a um discurso de Muammar Kadhafi na Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009.

Captura de tela feita em 19 de janeiro de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

As declarações, também difundidas em outros formatos, circulam no contexto da pandemia da covid-19.

Em 23 de setembro de 2009, Kadhafi participou da sessão anual da Assembleia Geral da ONU em Nova York. Durante seu discurso, cujo registro pode ser visto aqui, ele assegurou que a humanidade deve se unir diante de problemas como as mudanças climáticas, crises internacionais, questões alimentares e “epidemias naturais e as provocadas pelo homem e a proliferação nuclear”.

Kadhafi também fez menção à pandemia da gripe H1N1, que surgiu naquele mesmo ano no México: “Talvez a gripe H1N1 tenha sido um vírus criado em laboratório que fugiu de controle, e que originalmente foi concebido como uma arma militar”.

Durante o discurso, que durou mais de uma hora, ele disse algo semelhante ao que circula nas redes sociais, contudo, sem se referir à ideia de se fingir procurar uma solução que “eles já têm desde o começo”:

O discurso de Kadhafi também pode ser visto em vídeos não oficiais disponíveis no YouTube.

VACINAS