Kadhafi falou em 2009 sobre um vírus fabricado, mas não exatamente com as palavras viralizadas
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 20 de janeiro de 2022 às 16:48
- 2 minutos de leitura
- Por Valentina DE MARVAL, AFP Chile, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Vão fabricar o próprio vírus e te venderam a cura, fingirão que estão levando tempo para fabricar a solução que eles já tem desde o começo”, dizem publicações que circulam no Facebook (1, 2, 3), no Twitter (1, 2, 3) e no Instagram, atribuindo a fala a um discurso de Muammar Kadhafi na Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009.
As declarações, também difundidas em outros formatos, circulam no contexto da pandemia da covid-19.
Em 23 de setembro de 2009, Kadhafi participou da sessão anual da Assembleia Geral da ONU em Nova York. Durante seu discurso, cujo registro pode ser visto aqui, ele assegurou que a humanidade deve se unir diante de problemas como as mudanças climáticas, crises internacionais, questões alimentares e “epidemias naturais e as provocadas pelo homem e a proliferação nuclear”.
Kadhafi também fez menção à pandemia da gripe H1N1, que surgiu naquele mesmo ano no México: “Talvez a gripe H1N1 tenha sido um vírus criado em laboratório que fugiu de controle, e que originalmente foi concebido como uma arma militar”.
Durante o discurso, que durou mais de uma hora, ele disse algo semelhante ao que circula nas redes sociais, contudo, sem se referir à ideia de se fingir procurar uma solução que “eles já têm desde o começo”:
O discurso de Kadhafi também pode ser visto em vídeos não oficiais disponíveis no YouTube.