Vídeo de arquibancada durante desfile da Acadêmicos de Niterói foi manipulado para acrescentar gritos contra Lula
- Publicado em 19 de fevereiro de 2026 às 20:44
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
A escola de samba Acadêmicos de Niterói abriu o Carnaval do Rio no Sambódromo, no dia 15 de fevereiro de 2026, com um enredo que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após o episódio, que gerou críticas da oposição, um vídeo que supostamente mostra o público da Marquês de Sapucaí entoando um canto contra o mandatário foi visualizado mais de 6,5 milhões de vezes nas redes sociais. Mas a sequência foi editada. Na original, a plateia cantava em apoio a Lula.
“Sapucaí: Lula ladrão, isso a Globo nunca mostrou”, diz uma legenda sobreposta ao vídeo publicado no Facebook. Nas imagens, vê-se uma multidão em uma arquibancada supostamente cantando “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”.
O mesmo conteúdo foi compartilhado no Instagram, no X, no Threads, no TikTok, no YouTube, no Kwai e por políticos da oposição.
A Acadêmicos de Niterói levou para a Marquês de Sapucaí no dia 15 de fevereiro o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a primeira homenagem na avenida a um presidente da República em exercício.
O desfile fez alusões críticas a seu principal rival político, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e a pautas conservadoras, o que gerou reações de opositores, que classificaram a homenagem como propaganda eleitoral antecipada.
No entanto, não é verdade que o vídeo viral mostre uma multidão entoando gritos contra Lula durante o desfile.
Uma busca reversa por fragmentos da sequência viral identificou a gravação original publicada pelo portal Metrópoles, em 16 de fevereiro de 2025.
Ao contrário do que indicam as peças de desinformação, não se ouve gritos de protesto contra Lula no vídeo original.
Pelo contrário, a plateia aplaude e canta “olê, olê, olá, Lula”, um cântico de apoio ao presidente que também foi entoado no samba-enredo da agremiação.
Na legenda, o portal informa que a plateia “ovacionou” o presidente antes do desfile da Acadêmicos de Niterói.
@metropolesoficial A plateia na arquibancada ovaciona o #presidente#Lula antes do início do #desfile na Sapucaí. A Acadêmicos de Niterói entra na Marquês de Sapucaí neste domingo (15/2) com um enredo dedicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. #tiktoknotícias♬ som original - Metrópoles Oficial
Outros veículos da imprensa também reportaram gritos em apoio a Lula no setor 1 — o mais popular da Sapucaí e de onde parece ter sido feita a sequência viral devido à proximidade de componentes da escola. O oposto aconteceu em um dos camarotes do Sambódromo, em que algumas pessoas, de fato, vaiaram e gritaram cânticos contrários ao mandatário.
Algumas peças de desinformação, inclusive, associam incorretamente uma notícia da revista Veja sobre as vaias em um dos camarotes ao vídeo viral.
Áudio sobreposto
O Checamos não conseguiu chegar à origem do áudio de protesto sobreposto à sequência original.
No entanto, cantos contra Lula são constantemente sobrepostos a vídeos distintos para sugerir protestos que não ocorreram, como verificado em ocasiões anteriores pelo Checamos (1, 2, 3, 4).
Esse conteúdo também foi verificado pelo Estadão Verifica.
O Checamos verificou outro conteúdo sobre o desfile da Acadêmicos de Niterói.
Referências
- Vídeo original do portal Metrópoles publicado em 16 de fevereiro de 2025
- Notícia sobre as reações opostas ao desfile da Acadêmicos de Niterói (1, 2)
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
