É falso que público gritou “Lula ladrão” após crítica do presidente a Bolsonaro em evento no Amapá

  • Publicado em 14 de abril de 2025 às 20:08
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em fevereiro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma cerimônia em Macapá, no Amapá, para entregar terrenos da União ao estado e inaugurar outras iniciativas habitacionais. Desde então, publicações nas redes sociais compartilham um vídeo que acumula mais de 476 mil visualizações, supostamente mostrando uma reação negativa do público após Lula criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no evento. Mas isso é falso: o áudio com gritos de “Lula ladrão” foi adicionado à gravação, como mostram a transmissão oficial da cerimônia e cobertura da imprensa nacional. 

“Lula tentou falar mal do Bolsonaro no Amapá,população reagiu O povo não deixou sem cantar o hino”, diz uma legenda sobreposta ao vídeo que circula no Instagram,  no YouTube e no TikTok

Image
Captura de tela feita em 11 de abril de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

No vídeo, Lula afirma: “Eu duvido que aqui no Amapá vocês conheçam um tijolo que ele colocou nesse estado. Se alguém defende ele, que prove o que ele fez”, se referindo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).  

Ao final da sequência de 1 minuto e 10 segundos, inicia-se um áudio com gritos de “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”

O vídeo possui uma tarja no canto inferior esquerdo com o escrito “GOVERNO FEDERAL PARA O AMAPÁ” e “PRESIDENTE LULA ANUNCIA AÇÕES PARA O ESTADO”. Também é possível identificar um pedaço da logomarca do Canal Gov

Uma consulta nesse perfil no YouTube identificou uma transmissão ao vivo feita em 13 de fevereiro de 2025 com o título “Lula participa da cerimônia de entrega de terras da União para o estado do Amapá”. 

O discurso de Lula inicia-se a partir de 2 horas e 31 minutos da gravação, momento em que o presidente é anunciado e ovacionado pela plateia. 

Em sua fala, Lula citou políticas públicas de seu governo, fez outras referências a Bolsonaro e falou sobre reforma agrária, assunto que o levou para o Amapá em uma viagem para entregar unidades habitacionais e anunciar a transferência de cerca de 1 milhão de hectares da União para o estado. 

O áudio de gritos contra Lula não consta na transmissão:   

Uma busca com as palavras-chave “Lula”, “terras” e “Amapá” mostrou a cobertura do evento por parte de veículos de comunicação nacionais (1, 2). Em nenhuma das reportagens, se informa que o presidente tenha recebido os gritos ouvidos na gravação viral.

Em uma publicação do vídeo viral no TikTok, o áudio da sequência é creditado a André Fernandes, deputado federal pelo PL no Ceará. 

O mesmo áudio foi adicionado em outros conteúdos e, na realidade, é de um vídeo de 30 de setembro de 2023 de um evento do partido em Fortaleza. 

No final dessa sequência de 22 segundos, ouve-se Bolsonaro retomando a fala em meio aos gritos do público. Esse detalhe também pode ser ouvido no vídeo viralizado em 2025 com o mesmo áudio. 

O Checamos já havia verificado anteriormente outra montagem feita com imagens da  mesma cerimônia no Amapá. 

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco