É montagem vídeo em que Lula é recebido aos gritos de "ladrão" em ato de dois anos do 8 de janeiro
- Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 19:43
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Até no dia 08/01 onde Lula achou que nao ia ter O hino do bandido Fora Lula”, diz a legenda sobreposta ao vídeo que circula no TikTok, no Instagram, no Facebook e no Threads.
(.)
Na sequência, Lula desce a rampa do Palácio do Planalto em direção à Praça dos Três Poderes ao lado da primeira-dama, Rosângela da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e de outros políticos. Ao final, a câmera mostra o público que se encontra na praça.
O momento foi registrado após as autoridades discursarem na cerimônia que marcou os dois anos do ataque às sedes dos Três Poderes em Brasília. Em 8 de janeiro de 2023, milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) depredaram os prédios, insatisfeitos com a vitória de Lula nas eleições do ano anterior.
Mas é falso que o presidente tenha sido recebido pelo público do evento com gritos de “Lula ladrão”.
Montagem
Uma busca reversa com fragmentos do vídeo no Google Lens levou a uma publicação feita por Lula no X, em 8 de janeiro de 2025, com a mesma gravação.
A sequência compartilhada não contém, contudo, o áudio com as palavras de ordem ouvidas no conteúdo viral. Identifica-se, ao invés disso, alguns gritos de “Lula” e expressões ininteligíveis.
Um abraço pela nossa democracia. pic.twitter.com/IjIGss2ae9
— Lula (@LulaOficial) January 8, 2025
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do governo no YouTube, Canal Gov. A partir de 1 hora e 9 minutos, vê-se a cena de Lula descendo a rampa junto de políticos e autoridades sob outro ângulo. Nesse momento, ouve-se o público gritando “Sem Anistia”.
Jornalistas da AFP cobriram a celebração dos dois anos do 8 de janeiro e, na ocasião, reportaram que Lula desceu a rampa sob os gritos de “Democracia”.
Áudio antigo
As peças de desinformação circulam com a marca d’água de um usuário do TikTok que também publicou o conteúdo viral.
Nessa publicação, há a indicação de que o áudio com gritos de “Lula ladrão” foi sobreposto ao vídeo usando uma função nativa do TikTok, que permite que seus usuários acrescentem diferentes arquivos de áudio às suas gravações.
Ao clicar no áudio utilizado nessa publicação é possível ver que ele já foi aplicado sobre diferentes gravações. A mais antiga, feita em 8 de janeiro de 2025, mostra uma aglomeração de pessoas vestindo verde e amarelo, e com bandeiras do Brasil. Nesse caso, os sons de fundo parecem coincidir com os movimentos labiais e ações das pessoas na gravação.
Nos comentários dessa publicação, o usuário informou se tratar de um vídeo de 2022.
(.)
O Checamos já verificou outros conteúdos relacionados ao 8 de janeiro anteriormente (1, 2, 3).