Vídeo de Lula em evento no Amapá em fevereiro de 2025 é manipulado para mostrar gritos de “ladrão”

  • Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 14:41
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 13 de fevereiro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma cerimônia de anúncios do governo federal em Macapá, junto a outras autoridades governamentais. Desde então, publicações com mais de 38 mil interações nas redes sociais compartilham um vídeo do evento que parece mostrar Lula sendo recebido pela plateia com gritos de “ladrão”. Mas a gravação foi manipulada e se originou de um perfil que já compartilhou registros de Lula com áudios falsos anteriormente. A transmissão oficial confirma que não houve protestos contra o presidente durante a cerimônia. 

“13/02 em Amapá. Lula todo incomodado com o hino Sempre Ladrao. Fora Lula”, diz o texto sobreposto às publicações compartilhadas no Facebook, no X e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 14 de fevereiro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Na sequência viral, o presidente Lula aparece de pé em um palco ao lado de outras autoridades. Ao fundo, é possível escutar um coro de vozes que entoam “o ladrão chegou” e, mais tarde, acompanhadas de apitos e buzinas, as mesmas vozes gritam “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

Sobrepostas às imagens, duas tarjas indicam “Anúncios do governo federal no Amapá” e “Regularização fundiária, educação e habitação popular”.

Contudo, a sequência não exibe uma manifestação verdadeira ocorrida durante um evento com Lula no Amapá.

Cerimônia em Macapá

Uma busca no Google pelas palavras-chave “Lula” e “Amapá” encontrou artigos de 13 de fevereiro de 2025 que noticiam uma cerimônia realizada na mesma data em Macapá, quando o governo federal anunciou, entre outras medidas, a transferência de quase um milhão de hectares da União para o estado do Amapá.

Estavam presentes na ocasião o governador do estado, Clécio Luis (Solidariedade), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil) — visto na sequência viral à esquerda de Lula —, o senador Randolfe Rodrigues (PT) e vários ministros, como o chefe da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

A cerimônia foi transmitida ao vivo no canal do Canal Gov no YouTube e publicada simultaneamente nos canais do Poder360 e do Partido dos Trabalhadores. A partir de 6’14”, início do trecho exibido na sequência viral, quando era reproduzido o hino do estado do Amapá, e durante as mais de três horas gravadas, nenhum protesto com gritos de “ladrão” foi registrado.

Em contrapartida, em 2’17”, é possível observar gritos favoráveis por parte de apoiadores do presidente, reunidos na frente do palco, que entoam “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.

O vídeo compartilhado pelas publicações virais acompanha uma marca d’água do perfil “@brasillsempre” no TikTok.

Uma pesquisa nessa conta encontrou outros conteúdosverificados pelo AFP Checamos que foram manipulados para representar supostas vaias e gritos contra Lula, incluindo publicações que utilizam os áudios ouvidos na sequência viralizada.

Em uma delas, que reproduz o áudio “o ladrão chegou”, é possível rastrear o som original a outro post que, por sua vez, compartilha um vídeo divulgado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL) em suas redes sociais em 20 de dezembro de 2023.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco