
Vídeo de Lula em evento no Amapá em fevereiro de 2025 é manipulado para mostrar gritos de “ladrão”
- Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 14:41
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“13/02 em Amapá. Lula todo incomodado com o hino Sempre Ladrao. Fora Lula”, diz o texto sobreposto às publicações compartilhadas no Facebook, no X e no TikTok.

Na sequência viral, o presidente Lula aparece de pé em um palco ao lado de outras autoridades. Ao fundo, é possível escutar um coro de vozes que entoam “o ladrão chegou” e, mais tarde, acompanhadas de apitos e buzinas, as mesmas vozes gritam “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.
Sobrepostas às imagens, duas tarjas indicam “Anúncios do governo federal no Amapá” e “Regularização fundiária, educação e habitação popular”.
Contudo, a sequência não exibe uma manifestação verdadeira ocorrida durante um evento com Lula no Amapá.
Cerimônia em Macapá
Uma busca no Google pelas palavras-chave “Lula” e “Amapá” encontrou artigos de 13 de fevereiro de 2025 que noticiam uma cerimônia realizada na mesma data em Macapá, quando o governo federal anunciou, entre outras medidas, a transferência de quase um milhão de hectares da União para o estado do Amapá.
Estavam presentes na ocasião o governador do estado, Clécio Luis (Solidariedade), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil) — visto na sequência viral à esquerda de Lula —, o senador Randolfe Rodrigues (PT) e vários ministros, como o chefe da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
A cerimônia foi transmitida ao vivo no canal do Canal Gov no YouTube e publicada simultaneamente nos canais do Poder360 e do Partido dos Trabalhadores. A partir de 6’14”, início do trecho exibido na sequência viral, quando era reproduzido o hino do estado do Amapá, e durante as mais de três horas gravadas, nenhum protesto com gritos de “ladrão” foi registrado.
Em contrapartida, em 2’17”, é possível observar gritos favoráveis por parte de apoiadores do presidente, reunidos na frente do palco, que entoam “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.
O vídeo compartilhado pelas publicações virais acompanha uma marca d’água do perfil “@brasillsempre” no TikTok.
Uma pesquisa nessa conta encontrou outros conteúdos já verificados pelo AFP Checamos que foram manipulados para representar supostas vaias e gritos contra Lula, incluindo publicações que utilizam os áudios ouvidos na sequência viralizada.
Em uma delas, que reproduz o áudio “o ladrão chegou”, é possível rastrear o som original a outro post que, por sua vez, compartilha um vídeo divulgado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL) em suas redes sociais em 20 de dezembro de 2023.
Referências
- Artigos sobre a cerimônia realizada no Amapá em fevereiro de 2025 (1, 2)
- Evento transmitido pelo Canal Gov, pelo Poder 360 e pelo Partido dos Trabalhadores no YouTube em 13 de fevereiro de 2025
- Publicação de Nikolas Ferreira no Instagram em 20 de dezembro de 2023