Imagem gerada por IA alimenta teorias da conspiração sobre Jeffrey Epstein

Enquanto o Departamento de Justiça dos EUA torna públicos novos arquivos sobre o criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, que se suicidou na prisão enquanto aguardava julgamento em 2019, uma imagem soma mais de 10 mil interações nas redes sociais com a alegação de mostrar o empresário vivo, com cabelo comprido e barba caminhando em Israel. Mas a foto é falsa: a postagem original, sem cortes, foi feita em um fórum de conteúdos gerados com IA no Reddit e contém a marca d’água do Gemini, ferramenta do Google, além de outros indícios de uso de inteligência artificial.

“Atenção l Segundo informações, Jeffrey Epstein estaria vivo, em Tel Aviv, Israel”, diz uma das mensagens que acompanham a imagem viral no X, no Instagram, no Facebook e no Threads.

Publicações semelhantes circulam em inglês.

Image
Captura de tela feita em 10 de fevereiro de 2026 de uma publicação no X. Símbolo de inteligência artificial (AI) adicionado pela AFP. (.)

As postagens circulam após o governo norte-americano divulgar, em 30 de janeiro de 2026, mais de três milhões de novos documentos sobre o caso Epstein mencionando figuras públicas importantes, incluindo o presidente Donald Trump.

As teorias da conspiração sobre Epstein se proliferaram desde a sua morte na prisão em 2019, enquanto aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual.

Um relatório do Departamento de Justiça dos EUA de 2023 apontou que a autópsia realizada por um médico legista determinou que “a causa da morte de Epstein foi enforcamento provocado por suicídio” — uma versão que autoridades têm corroborado reiteradamente desde então.

Entretanto, a imagem viral não é uma prova de que sua morte foi forjada, como sugerem usuários nas redes sociais.

Uma busca reversa pela imagem no Google levou a uma versão sem cortes da mesma foto publicada no Reddit em 1º de fevereiro de 2026. Nessa versão expandida, que parece ser o registro mais antigo, é possível ver a marca d’água do Gemini, ferramenta de IA do Google, no canto inferior direito da imagem.

Image
Captura de tela feita em 10 de fevereiro de 2026 de uma publicação no Reddit. Símbolo de inteligência artificial (AI) adicionado pela AFP. (.)

O registro foi publicado no fórum “r/hardaiimages” do Reddit, voltado para conteúdos gerados com a tecnologia. Nos comentários, respondendo a usuários que perguntavam sobre a autenticidade da imagem, o autor da publicação disse: “algumas pessoas estão se esquecendo em qual subreddit estamos nesse momento”.

Em outra resposta a um usuário que perguntou se ele mesmo havia gerado a imagem, o autor respondeu: “Eu criei, de fato, com o Gemini. Você pode ver a logo do Gemini no canto inferior direito de cada imagem. Eu não imaginava que se tornaria tão viral”.

O mesmo foi comprovado ao submeter a imagem ao SynthID, ferramenta criada pelo Google DeepMind que detectou a presença de uma marca d’água invisível que identifica imagens criadas com a tecnologia da companhia.

Image
Captura de tela feita em 10 de fevereiro de 2026 do resultado obtido ao submeter a imagem viral ao SynthID. Símbolo de inteligência artificial (AI) adicionado pela AFP. (.)

O registro viral também possui inconsistências típicas de conteúdos gerados por este tipo de tecnologia, como a disposição incorreta da luz verde no topo de um semáforo, a placa de trânsito com uma tradução hebraica incorreta da palavra “Tel Aviv” e a ausência do texto em árabe que normalmente compõe as sinalizações na cidade.

Fotos autênticas de placas da cidade mostram diferentes caracteres hebraicos e árabes.

O AFP Checamos já verificou outras alegações envolvendo Jeffrey Epstein (1, 2).

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco