Imagem gerada por IA alimenta teorias da conspiração sobre Jeffrey Epstein
- Publicado em 10 de fevereiro de 2026 às 21:02
- 3 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Enquanto o Departamento de Justiça dos EUA torna públicos novos arquivos sobre o criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, que se suicidou na prisão enquanto aguardava julgamento em 2019, uma imagem soma mais de 10 mil interações nas redes sociais com a alegação de mostrar o empresário vivo, com cabelo comprido e barba caminhando em Israel. Mas a foto é falsa: a postagem original, sem cortes, foi feita em um fórum de conteúdos gerados com IA no Reddit e contém a marca d’água do Gemini, ferramenta do Google, além de outros indícios de uso de inteligência artificial.
“Atenção l Segundo informações, Jeffrey Epstein estaria vivo, em Tel Aviv, Israel”, diz uma das mensagens que acompanham a imagem viral no X, no Instagram, no Facebook e no Threads.
Publicações semelhantes circulam em inglês.
As postagens circulam após o governo norte-americano divulgar, em 30 de janeiro de 2026, mais de três milhões de novos documentos sobre o caso Epstein mencionando figuras públicas importantes, incluindo o presidente Donald Trump.
As teorias da conspiração sobre Epstein se proliferaram desde a sua morte na prisão em 2019, enquanto aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual.
Um relatório do Departamento de Justiça dos EUA de 2023 apontou que a autópsia realizada por um médico legista determinou que “a causa da morte de Epstein foi enforcamento provocado por suicídio” — uma versão que autoridades têm corroborado reiteradamente desde então.
Entretanto, a imagem viral não é uma prova de que sua morte foi forjada, como sugerem usuários nas redes sociais.
Uma busca reversa pela imagem no Google levou a uma versão sem cortes da mesma foto publicada no Reddit em 1º de fevereiro de 2026. Nessa versão expandida, que parece ser o registro mais antigo, é possível ver a marca d’água do Gemini, ferramenta de IA do Google, no canto inferior direito da imagem.
O registro foi publicado no fórum “r/hardaiimages” do Reddit, voltado para conteúdos gerados com a tecnologia. Nos comentários, respondendo a usuários que perguntavam sobre a autenticidade da imagem, o autor da publicação disse: “algumas pessoas estão se esquecendo em qual subreddit estamos nesse momento”.
Em outra resposta a um usuário que perguntou se ele mesmo havia gerado a imagem, o autor respondeu: “Eu criei, de fato, com o Gemini. Você pode ver a logo do Gemini no canto inferior direito de cada imagem. Eu não imaginava que se tornaria tão viral”.
O mesmo foi comprovado ao submeter a imagem ao SynthID, ferramenta criada pelo Google DeepMind que detectou a presença de uma marca d’água invisível que identifica imagens criadas com a tecnologia da companhia.
O registro viral também possui inconsistências típicas de conteúdos gerados por este tipo de tecnologia, como a disposição incorreta da luz verde no topo de um semáforo, a placa de trânsito com uma tradução hebraica incorreta da palavra “Tel Aviv” e a ausência do texto em árabe que normalmente compõe as sinalizações na cidade.
Fotos autênticas de placas da cidade mostram diferentes caracteres hebraicos e árabes.
O AFP Checamos já verificou outras alegações envolvendo Jeffrey Epstein (1, 2).
Referências
- Publicação de usuário no Reddit
- Respostas do autor da postagem a usuários no Reddit (1, 2)
- Placas de trânsito em Tel Aviv (1, 2)
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
