Vaias em evento com Davi Alcolumbre em Macapá são de 2022; público se manifestava contra ex-prefeito

  • Publicado em 10 de fevereiro de 2026 às 17:05
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União), esteve no Amapá no fim de janeiro de 2026 para participar do evento de filiação do governador Clécio Luís (União) ao seu partido, União Brasil. Desde então, publicações visualizadas mais de 461 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo em que Alcolumbre parece ser vaiado enquanto discursa em um evento em Macapá. Mas o registro foi feito em 2022 e mostra gritos contra Clécio Luís, ex-prefeito da capital, e em favor do então prefeito da cidade, Dr. Furlan (MDB), apelidado de “prefeitão”.

“URGENTE — Davi Alcolumbre, presidente do Senado, é vaiado pelo povo em evento no Amapá”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no X, no TikTok e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 9 de fevereiro de 2026 de uma publicação no Facebook (.)

No vídeo viralizado, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre aparece falando em um microfone amarelo em frente a um fundo quadriculado com inscrições de “Macapá”. Ele afirma: “O prefeito, ex-prefeito Clécio passou oito anos trabalhando e ele plantou muitas sementes”, fala que gera uma onda de vaias.

Antes de ser interrompido por gritos de “prefeitão”, ele continua: “Eu reconheço o que o prefeito Furlan tem feito, porque tem dado continuidade a todas as conquistas. E o prefeito Furlan continua…”. Em seguida, é possível ouvir uma mulher dizer, fora do enquadramento: “Por gentileza, vamos respeitar o discurso do senador Davi, gente”.

Em 30 de janeiro de 2026, Davi Alcolumbre de fato esteve em Macapá para o evento de filiação do governador do Amapá, Clécio Luís, ao seu partido, o União Brasil.

No entanto, a filmagem viralizada não é um registro de Alcolumbre sendo vaiado em 2026, ao contrário do que dão a entender expressões que sugerem atualidade nas legendas virais, como a palavra “urgente”. Além disso, diferentemente do que alegam os posts, Alcolumbre não era presidente do Senado à época do ocorrido.

Evento de 2022

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google levou a uma publicação feita no Facebook em 27 de março de 2022, com o mesmo vídeo e a legenda: “Protesto: Davi vaiado durante inauguração da arena da Fazendinha, após falar sobre supostos feitos do ex-prefeito Clécio Luís”.

Na ocasião, em março de 2022, Davi Alcolumbre de fato esteve em Macapá para a inauguração de uma arena esportiva no bairro de Fazendinha. À época, Alcolumbre já havia sido presidente do Senado entre 2019 e 2021, mas não ocupava o cargo em 2022. O senador só retornou à Presidência da casa em fevereiro de 2025.

Clécio Luís, por sua vez, foi prefeito da capital por dois mandatos, de 2013 a 2020, antes de ser eleito governador do Amapá em 2022, cargo que ocupa até a data desta publicação.

Seu sucessor e atual prefeito de Macapá, Dr. Furlan, já ocupava o cargo em 2022, quando o evento viralizado ocorreu. Durante a campanha eleitoral de 2020, Furlan adotou o apelido de “prefeitão” — segundo ele, em referência à sua altura e às suas ideias, que abrangeriam “todos os problemas da cidade”.

O nome, usado por Furlan desde então, é gritado pelo público no vídeo viral após Alcolumbre citar os supostos feitos de Clécio Luís.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco