Vídeo produzido por inteligência artificial é difundido como se mostrasse incêndio em navio na COP30
- Publicado em 12 de novembro de 2025 às 17:07
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Como alternativa à crise de hospedagem que antecedeu a COP30, o governo federal disponibilizou leitos em cruzeiros para as delegações presentes em Belém. Nesse contexto, um vídeo visualizado mais de 2 mil vezes nas redes sociais desde, pelo menos, 7 de novembro supostamente mostra um incêndio em uma das embarcações da COP30. Mas, na realidade, a sequência viral foi produzida por inteligência artificial e não há registros de incidentes do gênero na conferência.
“URGENTE UM DOS NAVIOS DO COP 30 ACABA DE PEGAR FOGO EM BELÉM”, diz legenda sobreposta a um vídeo que circula no Instagram, no Facebook, no Threads e no TikTok.
Meses antes do início da COP30 — a mais importante conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) — realizada na capital paraense Belém, a disparada nos preços das acomodações e o déficit de hotéis para receber as mais de 50.000 pessoas no evento foi motivo de preocupação, críticas e até cancelamento da participação de países.
Como alternativa à falta de leitos e à alta dos preços, o governo federal disponibilizou dois cruzeiros que servirão como hospedagens durante a conferência, realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025.
No entanto, o vídeo compartilhado nas redes não mostra um incêndio ocorrido em uma das embarcações utilizadas na COP30.
Sequência produzida por IA
As peças de desinformação circulam com o nome de usuário do TikTok “@comed.ia_br” sobreposto ao vídeo.
Uma busca na plataforma pelo usuário não levou ao perfil correspondente, o que indica que a conta foi removida.
Mas através de uma busca no Google pelos termos “tiktok” e o nome de usuário foi possível recuperar a descrição da conta deletada.
O texto indica que os vídeos publicados pela conta eram produzidos com a ferramenta Sora da OpenAi, que cria sequências ultrarrealistas com inteligência artificial.
Outra busca no Google com o mesmo nome de usuário e os termos “navio” e “cop30” mostrou que, de fato, havia uma publicação na conta com a mesma sequência viral de um navio em chamas na COP30.
Ao analisar a sequência viralizada, é possível identificar que a logomarca da ferramenta Sora aparece rapidamente, enquanto o escrito no casco do navio está distorcido, característica que indica o uso de IA para a produção do conteúdo:
O Checamos submeteu o vídeo viral à ferramenta Hive Moderation, que detecta conteúdos produzidos por inteligência artificial. A análise indicou uma probabilidade de 99,4% de uso de IA para o vídeo em questão.
Uma busca no Google com os termos “navios”, “COP30” e “incêndio” não levou a notícias sobre um suposto incidente do gênero no contexto da conferência.
“AI Slop”
A busca pelo nome de usuário no Google levou a um perfil de mesmo nome na plataforma Instagram, que se descreve como uma conta que publica “vídeos engraçados gerados com IA”.
O perfil publica vídeos curtos, em geral com tom humorístico. Esse tipo de conteúdo é o que se denomina “AI Slop”, termo em inglês que se refere a um conteúdo audiovisual de baixa qualidade que tem como objetivo viralizar rapidamente nas redes sociais a título de monetização.
Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos e Fato ou Fake.
