Primeira-dama Janja não “mentiu” sobre Amazônia em Belém: citou dados dos nove países que compõem o bioma
- Publicado em 10 de novembro de 2025 às 20:14
- 1 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva disse em seu discurso no festival Global Citizen em 1º de novembro de 2025 que a Amazônia tem cerca de 50 milhões de habitantes que falam 300 idiomas. Desde então, publicações com mais de 100 mil compartilhamentos alegam que Janja, como é conhecida, teria mentido. Mas ela se referia ao bioma inteiro, que abrange nove países — como mencionou —, e não somente o Brasil.
“Janja mente em discurso e diz que a Amazônia tem 50 milhões de habitantes e 300 idiomas”, lê-se em uma imagem publicada no Facebook. A mensagem também circula no Instagram, no YouTube, no Threads e no X, e foi repercutida pelo ex-deputado estadual Arthur do Val (União Brasil).
A alegação começou a ser compartilhada após a primeira-dama Janja discursar no festival Global Citizen realizado no último 1º de novembro, em Belém.
Para “desmentir” a fala de Janja, algumas publicações citam dados da Amazônia Legal, classificação territorial que abriga todo o bioma Amazônia brasileira, e parte do Cerrado e do Pantanal.
Entretanto, como é possível verificar na íntegra do discurso, a primeira-dama se referia a todo o bioma Amazônia, que abrange outros oitos países além do Brasil.
“Nada no planeta se compara à grandeza da Amazônia. São quase 7 milhões de km² distribuídos por nove países. São 40 mil espécies de plantas e mais de 1.700 rios. Dizem que a Amazônia é o pulmão do planeta. Eu prefiro dizer que a Amazônia é o coração do planeta. Um coração que pulsa no peito dos seus quase 50 milhões de habitantes, que carrega a cultura de 400 povos indígenas, falante de mais de 300 idiomas”.
De acordo com dados da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), a Amazônia tem 48 milhões de habitantes e 400 povos indígenas, que falam mais de 300 idiomas.
As informações citadas sobre a extensão territorial, rios e espécies de plantas também estão corretas.
