Foto de Moraes na Papuda em 2023 circula como se mostrasse visita após condenação de Bolsonaro em 2025

  • Publicado em 10 de novembro de 2025 às 20:20
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Não há registros públicos de uma visita do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao Complexo Penitenciário da Papuda em novembro de 2025. As alegações de que o magistrado teria ido presencialmente à prisão para inspecionar uma possível cela para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) circulam desde 4 de novembro, alimentadas por uma foto de Moraes na Papuda que acumula mais de 30 mil interações. Mas o registro é de 2023, quando o ministro esteve no local para inspecionar as condições dos presos pelos atos do 8 de janeiro.

“ATENÇÃO: AGORA É OFICIAL!  Alexandre de Moraes VISITOU a CELA que Bolsonaro irá ficar no Complexo penitenciário da Papuda! Não tem pra ONDE CORRER: Bolsonaro será ENJAULADO!!!”, diz uma das publicações que circulam no X, no Instagram, no Facebook e no Threads.

Image
Captura de tela feita em 10 de novembro de 2025 de uma publicação no X (.)

Na fotografia, Moraes aparece provando uma refeição entregue por agentes de segurança em frente a um sistema prisional, que usuários indicam ser o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal (DF).

Os conteúdos circulam em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. Em 7 de novembro de 2025, a Primeira Turma do STF rejeitou por unanimidade o recurso apresentado pela defesa do ex-mandatário, mantendo sua condenação a 27 anos e 3 meses de prisão. 

O julgamento dos chamados embargos de declaração no plenário virtual do STF dura até a próxima sexta-feira (14). Neste período, serão julgados os recursos dos membros do Núcleo 1 da trama golpista: o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional; Jair Bolsonaro, ex-presidente da República; Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa e Walter Souza Braga Netto, general da reserva e ex-ministro da Casa Civil. 

Após o fim do prazo, em tese, as penas de prisão dos condenados poderiam ser executadas.

Mas a foto não mostra uma visita de Moraes à Papuda em 2025.

Uma busca reversa pela imagem no Google levou à mesma fotografia em reportagens publicadas em 11 de abril de 2023 (1, 2). Segundo informado à época, o registro foi feito no dia anterior durante uma visita de Moraes com a ex-ministra Rosa Weber, então presidente do STF, ao Complexo Penitenciário da Papuda para verificar as condições dos presos pelos atos de 8 de janeiro daquele ano.

Image
Captura de tela feita em 10 de novembro de 2025 da notícia do UOL em 11 de abril de 2023 (.)

Na ocasião, os ministros avaliaram as instalações, conversaram com os detidos e com os responsáveis pelo presídio. 

O registro viral capturou o momento em que Moraes experimentava a refeição servida aos presos que, em uma visita anterior, em março de 2023, já havia classificado como “caótica”.

Uma pesquisa pelas palavras-chave “alexandre moraes visita cela bolsonaro” no Google não levou a nenhuma notícia de que o ministro teria comparecido presencialmente à Papuda em novembro de 2025. Segundo alguns artigos da imprensa, o magistrado teria enviado sua chefe de gabinete ao local e avaliado uma possível cela por meio de imagens.

O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (1, 2).

Referências:

  • Matérias publicadas pela imprensa em abril de 2023 (1, 2, 3)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco