É falso que governo apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba; vídeo foi criado por IA

  • Publicado em 10 de novembro de 2025 às 21:40
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, em 1º de setembro de 2025, a terceira fase da Operação Carne Fria, de combate ao desmatamento associado às cadeias produtivas na Amazônia. Na ocasião, foram apreendidas 7.061 cabeças de gado criadas em áreas embargadas por desmatamento ilegal. Nesse contexto, um vídeo visualizado mais de 567 mil vezes nas redes sociais desde 31 de outubro de 2025 afirma que o governo brasileiro enviou “30 mil cabeças de gado” para Cuba. Mas o conteúdo foi criado com inteligência artificial (IA).

“Ibama pegou o gado no Pará apreendido ilegalmente e olhem o destino … o governo mandou pra Cuba”, é a legenda de publicação no X. Alegação semelhante circula no Facebook e no Instagram

O conteúdo circula junto a um vídeo que simula um noticiário: “Cerca de 30 mil cabeças de gado foram apreendidas pelo governo de forma ilegal e já começaram a ser embarcadas. Os animais devem seguir em navio para Cuba. Em um acordo que, segundo fontes, é mantido em sigilo”, diz a suposta apresentadora.

Image
Captura de tela feita em 7 de novembro de 2025 de uma publicação no X (.)

Em 29 de agosto de 2025, o Ibama realizou a terceira fase da Operação Carne Fria, de combate ao desmatamento associado às cadeias produtivas na Amazônia. Na ocasião, foram apreendidas 7.061 cabeças de gado criadas em áreas embargadas por desmatamento ilegal e R$ 49 milhões foram aplicados em multas.

O conteúdo viralizado apresenta indícios de manipulação digital como falta de sincronia entre o áudio e o movimento da mandíbula dos supostos apresentadores. Além disso, é possível observar que o selo do Sora, ferramenta da OpenAI que cria vídeos ultrarrealistas por inteligência artificial, aparece em diversos momentos do vídeo:

Image
Captura de tela feita em 7 de novembro de 2025 de uma publicação no TikTok, com detalhes assinalados pela AFP (.)

Em outros momentos do conteúdo observam-se inconsistências: em um primeiro instante, a palavra SVA aparece escrita ao lado do navio; na sequência, a identificação da embarcação é modificada.

Image
Captura de tela feita em 10 de novembro de 2025 de uma publicação no TikTok com detalhes assinalados pela AFP (.)

Também é possível ver, na gravação viral, o nome de usuário “@realidade.paralela.ia” e a logomarca do TikTok. Uma busca por esse perfil nessa rede social mostrou que o vídeo foi publicado lá em 30 de outubro de 2025. 

Uma análise do áudio, feita com a ferramenta Hiya do InVID WeVerify, indicou 99% de probabilidade de ter sido gerado por inteligência artificial.

Image
Captura de tela feita em 7 de novembro de 2025 da análise de áudio feita com a ferramenta Hiya do InVID WeVerify (.)

Uma busca no Google pelos termos “gado”, “governo” e “Cuba” não exibiu nenhuma reportagem sobre o suposto envio a Cuba de gado apreendido em operações por parte do governo brasileiro. Tampouco há essa informação em canais oficiais do Executivo ou associações do setor.

Este conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco