Vídeo de integrantes de flotilha humanitária dançando em show foi gravado em Barcelona antes de viagem a Gaza

Uma flotilha de ajuda a Gaza partiu de Barcelona em 1º de setembro de 2025, para "abrir um corredor humanitário" no contexto da guerra entre Israel e o Hamas. Por conta disso, desde então um vídeo que mostra integrantes das embarcações dançando já foi visualizado mais de 300 mil vezes, junto à alegação de que fizeram uma “escala” em Ibiza. No entanto, as imagens foram gravadas em Barcelona, durante um show beneficente antes da partida dos barcos, e não há registro de parada na ilha após o início da viagem.

“A flotilha proPalestina fez uma ‘escala técnica’ em Ibiza... e na zona VIP para não se misturarem com a chungaria. Oxalá cheguem rápido a Gaza para se divertirem à brava”, afirma uma publicação no Facebook, com um vídeo em que duas mulheres dançam em um show, com bandeiras palestinas ao fundo.

Mensagens com alegações semelhantes também circulam no Instagram e no X, bem como em outros idiomas, como inglês, francês e espanhol.

Image
Captura de tela feita em 12 de setembro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

A Global Sumud Flotilla transporta ajuda humanitária e voluntários para Gaza com o objetivo de "abrir um corredor humanitário e pôr fim ao genocídio em curso do povo palestino" no contexto da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas, segundo seus organizadores. Nas embarcações viajam personalidades como a ativista climática Greta Thunberg, o ativista brasileiro Thiago Ávila e a ex-prefeita de Barcelona Ada Colau.

Muitos dos participantes publicam imagens da viagem nas suas redes sociais.

Uma busca reversa no Google levou ao vídeo original, compartilhado em 5 de setembro de 2025 pela ativista e criadora de conteúdo Hanan Alcalde (à esquerda na gravação viral), que faz parte da flotilha. As legendas virais que localizam as imagens em Ibiza são posteriores a essa data.

"Dançamos depois de tanto chorar de impotência diante do que vimos com nossos olhos por quase dois anos, enquanto nossos líderes, com seu silêncio, se tornam cúmplices", diz a legenda da publicação original.

Em 4 e 5 de setembro de 2025, mesma data da publicação original, outras mensagens feitas por Alcalde, pela conta oficial da flotilha e por outros participantes (1, 2) da missão contaram que os barcos retomaram sua viagem rumo à Tunísia após uma parada na ilha balear de Menorca (Espanha) para reparar algumas embarcações devido a avarias sofridas em uma tempestade. A situação também foi noticiada pela imprensa. 

Alcalde negou a alegação das publicações virais através da conta no TikTok com o nome de sua família, “familiabdelkader”, e afirmou que as imagens são de um show de arrecadação de fundos em Barcelona.

Outra publicação da conta "familiabdelkader" inclui um vídeo que compartilha elementos com a gravação viral, como a tela com as palavras “Free Palestine” e duas pessoas com as mesmas roupas agitando bandeiras palestinas em ambos os lados do palco. Essa sequência foi publicada em 30 de agosto, dois dias antes da partida da frota de Barcelona.

A conta também compartilhou outras gravações no mesmo dia (1, 2) nas quais Alcalde aparece com a mesma camiseta e kufiya que na publicação viral. Além disso, em vídeos de outras contas publicados em 31 de agosto, antes da partida da frota (1, 2), é possível ver o mesmo cenário, que também apareceu na imprensa.

Vídeo é de um show em Barcelona

Uma pesquisa por palavras-chave sobre eventos relacionados com a causa palestina realizados em Barcelona levou a matérias publicadas na imprensa (1, 2) com atividades culturais previstas para “dar visibilidade à situação humanitária na Palestina” e apoiar a causa.

Durante os dias 29, 30 e 31 de agosto, artistas, cidadãos e ativistas foram convidados a apoiar a Global Sumud Flotilla antes de sua partida para Gaza. A organização especificou o local dos eventos: Moll de la Fusta, no porto de Barcelona.

Além disso, o site da Global Sumud Flotilla inclui um rastreador das rotas dos barcos que a compõem. Nenhum deles passou por Ibiza.

Uma pesquisa por uma série de palavras-chave, como “Ibiza”, “flotilha” e “show”, tampouco mostra referências na imprensa sobre embarcações que fizeram escala na ilha durante a viagem.

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco