
Gravação de 2021 sobre fome no Nordeste durante a pandemia é atribuída ao governo Lula em 2025
- Publicado em 26 de agosto de 2025 às 18:36
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Fome no Nordeste sem água e comida”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai.
Uma etiqueta com os dizeres “Fora Lula!” também aparece sobreposta às imagens viralizadas, associando a gravação ao governo Lula em 2025.
O conteúdo foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

Na sequência viral, uma pessoa pergunta a duas mulheres em meio a uma estrada de terra: “Como é que está a situação?”. Uma delas então responde, chorando: “Está muito ruim, Alcione, porque está muito difícil [...]. Nós, sem vocês, não tem como ir para frente, porque [...] a nossa ajuda é a de vocês”.
Em seguida, ela também relata as dificuldades vividas após a interrupção das aulas em uma escola: “Nosso filho tinha café [da manhã], tinha almoço… Tudo lá. E agora, como não tem aula, passa fome”.
Em outra cena, questionado sobre a sensação de ficar sem comida, um menino que segura uma criança pequena no colo responde: “É muito triste”.
Contudo, as filmagens, que já circularam fora de contexto em 2023, não foram feitas no Nordeste do país em 2025.
Vídeo de 2021
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo conduziu a uma versão extendida publicada em 9 de abril de 2021 no canal da ONG Amigos do Bem no YouTube, intitulada “Com a Pandemia a situação de fome se agravou no sertão nordestino”.
Na descrição, é indicado: “No sertão nordestino milhares de pessoas vivem no meio do nada, em casas de taipa, sem comida, água, sem o básico para se viver com o mínimo de dignidade. Com a pandemia, a fome se agravou. Precisamos de sua ajuda. Participe da nossa Campanha Emergencial”.
No início da gravação original, a presidente da organização, Alcione Albanesi, afirma para a câmera: “Nós estamos aqui no sertão porque aqui é o maior foco de miséria do nosso país, onde as oportunidades são tão pequenas ou inexistentes”. Logo em seguida, a partir de 0’18”, o trecho viralizado é exibido.
Segundo o site da organização, que, entre outras iniciativas, distribui alimentos para famílias no sertão nordestino, um plano emergencial foi instituído para levar cestas básicas a povoados isolados durante a pandemia de covid-19.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre cenários de fome no Brasil em 2025.