Zezé Di Camargo não gravou vídeo declarando apoio a Lula em 2026; material foi criado com inteligência artificial

  • Publicado em 22 de agosto de 2025 às 21:10
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em antecipação às eleições presidenciais do próximo ano, multiplicam-se nas redes sociais vídeos em que figuras públicas parecem apoiar um ou outro possível candidato. Mas é falso o registro em que o cantor Zezé Di Camargo supostamente declara apoio a uma reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. O vídeo, visualizado mais de 270 mil vezes desde o final de agosto de 2025, foi manipulado com o uso de inteligência artificial (IA).

“Zezé choca bolsonaristas e declara apoio a Lula em 2026”, diz o texto sobreposto à gravação viral no Facebook, no Instagram, no X, no TikTok e no YouTube.

Image
Captura de tela feita em 21 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

No vídeo, Zezé Di Camargo está ao lado de um avião, em uma pista externa, e parece dizer que “com tudo o que está acontecendo no Brasil”, entendeu o mandatário e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. “Eles estão lutando como quem protege um grande amor: o Brasil. Em 2026, eu sou Lula”, diz.

Acima da gravação há uma imagem do cantor supostamente vestindo uma camisa vermelha do Partido dos Trabalhadores e apertando a mão do presidente Lula. 

Nos comentários das publicações, alguns usuários chamam Zezé Di Camargo de “traidor”, pelo fato dele ter apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro nos dois últimos pleitos presidenciais, em 2018 e em 2022.

Mas é falso que as imagens mostrem uma mudança no posicionamento político do cantor. 

Vídeo manipulado com IA

Uma consulta às redes sociais do músico levou ao vídeo original, publicado no Instagram em 22 de março de 2025. Na ocasião, Zezé fez uma postagem para convidar o público para uma apresentação no Castelli Master, em Uberlândia, Minas Gerais. A filmagem não contém nenhum teor político.

É possível confirmar que essas imagens foram usadas como base para o conteúdo que circula nas redes a partir de elementos em comum, como os acessórios usados pelo cantor e a aeronave ao fundo. 

O AFP Checamos submeteu a gravação viral à ferramenta InVID-WeVerify, que permite detectar o uso de IA. O plugin de verificação indicou 98% de probabilidade de que o rosto visto no vídeo tenha sido manipulado com a tecnologia.

Image
Captura de tela feita em 21 de agosto de 2025 do resultado obtido ao submeter o material à ferramenta InVID-WeVerify (.)

Uma análise da imagem de Zezé Di Camargo cumprimentando Lula usando a plataforma de detecção Hive Moderation também apontou o uso de IA. Nesse caso, o resultado foi de 94,9% de probabilidade de manipulação.

Image
Captura de tela feita em 21 de agosto de 2025 com o resultado obtido ao submeter a imagem viral à ferramenta Hive Moderation (.)

Não foi encontrado qualquer registro recente de apoio de Zezé Di Camargo a Lula.

O AFP Checamos já verificou outros vídeos manipulados de personalidades que estariam manifestando apoio ao presidente Lula para 2026 (1, 2).

Conteúdo semelhante foi verificado pela Agência Lupa.

Referências:

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco