
Publicações manipulam vídeos de Romário para mostrar falso apoio a Lula em 2026
- Publicado em 18 de agosto de 2025 às 18:42
- 9 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Romário se torna afiliado de Lula para 2026”, diz o texto sobreposto aos vídeos compartilhados no Facebook, no Instagram, no Threads, no X, no Reddit, no YouTube, no TikTok e no Kwai.

Nas sequências viralizadas, o senador Romário aparece de terno e gravata em um cenário com bandeiras abaixadas e um quadro amarelo. Dirigindo-se à câmera, ele parece dizer: “Com tudo que tá rolando no Brasil, eu parei, pensei e entendi: Lula e Moraes estão tentando salvar o país de quem só pensa em si. Em 2026 eu sou Lula”.
O conteúdo circula após deputados do Partido Liberal terem protocolado no Senado, em 5 de agosto de 2025, um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que acusam de crimes como abuso de autoridade e censura.
A falta de apoio ao pedido por parte do senador Romário, integrante do PL, levou a cobranças públicas feitas por usuários comuns e outros políticos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como Jair Renan (PL), vereador de Balneário Camboriú e filho do ex-mandatário, e o pastor Silas Malafaia.
Em resposta, Romário publicou uma nota em suas redes sociais em 8 de agosto, na qual afirmava que, apesar de não ter rompido com Bolsonaro, não devia “nada a ninguém”.
No entanto, as publicações não mostram uma declaração autêntica do senador a favor de Lula e de Alexandre de Moraes.
Vídeos manipulados
As publicações virais compartilham duas gravações diferentes de Romário, nas quais o senador supostamente faz o mesmo discurso. Na primeira, ele aparece de terno preto, camisa social branca e uma gravata azul. Ao fundo estão dispostas, da esquerda para a direita, as bandeiras do PL, do estado do Rio de Janeiro e do America Football Club, time do qual é presidente.
Uma busca nas redes sociais do senador encontrou o mesmo vídeo publicado em 29 de novembro de 2024. No conteúdo original, no entanto, Romário fazia um convite ao público para a participação na 1ª Marcha PCD e Raros, ocorrida em Brasília em 3 de dezembro de 2024. Em nenhum momento da sequência Lula ou Moraes são citados.
Já a segunda gravação viralizada, muito similar à primeira, mostra o senador de terno preto e gravata cinza. Ao fundo, a bandeira do Brasil aparece ao lado da bandeira do Partido Liberal.
Uma nova busca nas redes sociais de Romário encontrou a filmagem original publicada em 2 de abril de 2025. Na publicação, feita no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o senador discorreu sobre a iniciativa Mapa Autismo Brasil, que busca identificar necessidades da população autista no país. Assim como na primeira gravação, Romário não faz menção a Lula ou a Moraes.
Em 13 de agosto de 2025, Romário publicou em seu perfil no Instagram um comunicado sobre vídeos “criados por Inteligência Artificial”, que imitariam sua “imagem e voz” com declarações nunca feitas por ele. Em meio aos exemplos exibidos na publicação, é possível identificar uma captura de tela do vídeo viralizado.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação que manipulam discursos de políticos nas redes sociais.