
Vídeo de Ivete Sangalo defendendo Lula foi manipulado com inteligência artificial
- Publicado em 14 de agosto de 2025 às 17:15
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
"VEVETA MANDA RECADO! VOCÊ É PATRIOTA MESMO OU É MODINHA? ENTÃO DESAFIO A VOCÊ ASSISTIR ATÉ O FINAL E NÃO FALAR NADA", afirma uma publicação no Facebook.
As imagens também circulam no Instagram, no Threads, no Kwai, no TikTok, no X, no BlueSky e no YouTube.

O vídeo viral, de 1 minuto e 23 segundos, mostra Ivete Sangalo conversando com pessoas em um programa de televisão. No conteúdo, a cantora parece afirmar que Lula é o único presidente que teve coragem de "peitar o império" dos Estados Unidos.
Nas imagens, Ivete ainda teria dito que o mandatário foi o único a fazer o Brasil sair do Mapa da Fome, que "botou pobre dentro do avião" e que estaria sendo chamado de traidor "por quem lambe bota gringa".
O conteúdo circula uma semana após entrar em vigor a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre diversos produtos brasileiros. As tarifas aduaneiras foram anunciadas por Donald Trump no início de julho, citando como justificativa uma suposta “caça às bruxas” ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que responde a acusações de ter planejado um golpe de Estado em 2022.
Desde então, os países vivem uma crise diplomática, com o Brasil recorrendo à Organização Mundial do Comércio (OMC) do que considera uma “injustiça tarifária”.
Mas não é verdade que o vídeo mostre uma declaração da cantora Ivete Sangalo sobre esse contexto.
Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência levou ao conteúdo original, publicado em 20 de janeiro de 2025 no canal do YouTube da TV Brasil.
Trata-se de uma edição do programa Sem Censura, no qual a apresentadora Cissa Guimarães conversou com Ivete Sangalo sobre seu novo EP e sua carreira.
Em nenhum momento das mais de duas horas de programa a cantora menciona o presidente Lula.
Rosto manipulado por inteligência artificial
Uma análise do vídeo que circula nas redes com o plugin de verificação InVid-WeVerify indicou uma probabilidade de 95% de que o rosto da cantora tenha sido manipulado por inteligência artificial.

Já a ferramenta Hiya, também do InVid-WeVerify, indicou uma probabilidade de 46% de que a voz da cantora ouvida no vídeo tenha sido gerada pela tecnologia.

Uma busca por palavras-chave como “Ivete Sangalo”, “Lula” e “apoio” não levou a registros na imprensa sobre a suposta fala da cantora.