
Vídeo de manifestação de brasileiros em frente à Casa Branca foi criado com inteligência artificial
- Publicado em 30 de julho de 2025 às 20:47
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Acabou de acontecer. Brasileiros e americanos na casa branca o destino é o STF”, diz o texto sobreposto a uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no TikTok.

Na sequência viralizada, são exibidos manifestantes e carros com bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos em frente à Casa Branca, que também parece hastear uma bandeira de cada país. É possível ouvir gritos de uma multidão, mas nenhuma palavra é inteligível.
O conteúdo circula em meio à crescente tensão entre os dois países, iniciada em 9 de julho de 2025 com o anúncio feito pelo presidente norte-americano, Donald Trump, de que tarifas de 50% seriam impostas a importações do Brasil a partir de 1º de agosto.
A medida foi justificada por Trump como uma resposta ao que chamou de “caça às bruxas” contra seu aliado, o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em julgamento por uma suposta tentativa de golpe de Estado.
Em 28 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) insistiu na proposta de um diálogo com Trump. Entretanto, segundo o governo brasileiro, Washington não respondeu aos seus contatos para uma eventual negociação.
Contudo, o vídeo viralizado não mostra uma manifestação a favor de Bolsonaro na Casa Branca.
Vídeo gerado por IA
Uma análise dos detalhes presentes na sequência viral permite identificar inconsistências visuais que indicam o uso de inteligência artificial, como um manifestante que desaparece por alguns segundos e bandeiras com erros gráficos ou que somem durante o vídeo.

A representação visual dos arredores da Casa Branca também não corresponde à realidade. Enquanto os manifestantes aparentam andar em um caminho pavimentado com duas faixas para carros em frente à construção principal, imagens aéreas e do Google Street View comprovam que o local é rodeado por jardins e oferece apenas uma faixa circular para o acesso de automóveis.
Denis Teyssou, coordenador editorial do AFP Medialab, submeteu o áudio da sequência viral ao SynthID Detector, ferramenta que identifica marcas d’água do programa de inteligência artificial do Google, e obteve o resultado de que o conteúdo foi gerado com o Google AI.

Teyssou acrescentou que a ferramenta não reconhece o uso de inteligência artificial nas imagens, “provavelmente, devido à montagem com tarjas e emojis ao redor”.
Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave, em inglês, “manifestação”, “Casa Branca” e “Brasil” não encontrou registros de um ato do tipo ocorrido em Washington em julho de 2025.
O AFP Checamos já verificou outras alegações que utilizam IA para espalhar desinformação.
Referências
- Vista aérea da Casa Branca no Google Maps
- Localização da Casa Branca no Google Street View (1, 2)