
Imagem de Lula beijando a mão de Xi Jinping foi feita com inteligência artificial
- Publicado em 28 de julho de 2025 às 22:33
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Nunca vimos Bolsonaro beijando as mãos de Trump. Alguém sabe dizer se isso aí é ‘soberania nacional’”, lê-se no texto sobreposto a uma imagem de Lula beijando a mão do presidente chinês, Xi Jinping, que circula no Facebook, no TikTok, no Instagram e no Threads.
O suposto registro também foi compartilhado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) e pela vereadora de São Paulo Zoe Martínez (PL).

O conteúdo começou a circular em meio à ameaça norte-americana de tarifar o Brasil em 50% por motivos políticos e econômicos. Em resposta, o governo Lula tem defendido a soberania nacional e classificou a medida como “chantagem”. A China, por sua vez, declarou que irá trabalhar com o Brasil para defender o comércio multilateral.
Contudo, a imagem viral apresenta sinais de ter sido gerada por inteligência artificial. No lugar da frase “Ordem e Progresso”, a bandeira do Brasil exibe uma inscrição sem sentido. Além disso, as mãos de Lula e Xi Jinping aparecem entrelaçadas de maneira anormal.

O Checamos também submeteu a imagem ao detector de IA da plataforma Hive Moderation, que indicou que o conteúdo tem 99,8% de probabilidade de ter sido gerado por IA.

Uma busca reversa da imagem não levou a registros do conteúdo viralizado publicado em nenhum meio de comunicação.
Este conteúdo também foi checado por UOL e Estadão Verifica.