Vídeo não mostra o ex-governador do Rio Sérgio Cabral sendo agredido após cuspir em uma mulher na rua

  • Publicado em 30 de julho de 2025 às 17:07
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Não é o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral quem aparece em uma sequência sendo agredido por um motoboy após cuspir em uma mulher. Publicações que compartilham uma gravação com essa alegação somam mais de 7 mil interações nas redes sociais desde 22 de julho de 2025 e indicam que o político teria recebido um “corretivo moral” na ocasião. Mas o registro é de uma confusão entre um casal ocorrida em janeiro de 2024, em Pirituba, São Paulo. À AFP, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) negou que o caso tenha relação com o ex-governador do Rio.

“Sérgio Cabral cospe em mulher e recebe um corretivo. Quanta gente precisando de um corretivo no Brasil”, dizem publicações que acompanham a gravação no Facebook, no Instagram, no X e no YouTube.

Image
Captura de tela feita em 29 de julho de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

A sequência viral mostra uma discussão entre um homem e uma mulher na rua. Em determinado momento, o homem cospe no rosto da mulher, e, em seguida, um motoboy que presenciava a cena se aproxima, aplicando-lhe uma rasteira.

Sérgio Cabral foi governador do Rio por dois mandatos, de 2007 a 2014, quando renunciou ao cargo para se candidatar ao Senado. Em 2016, foi preso pela Polícia Federal (PF) como parte das investigações da Operação Lava Jato e foi mantido em regime fechado até 2022, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou sua prisão preventiva. Cabral atualmente cumpre medidas cautelares enquanto aguarda a conclusão de outros processos criminais.

Mas, ao contrário do que indicam as postagens virais, o homem citado pelos usuários não é o ex-governador do Rio de Janeiro.

Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência levou à mesma gravação em matérias publicadas por meios de comunicação em 5 de janeiro de 2024. Os portais informam que a agressão ocorreu durante uma discussão em Pirituba, zona norte de São Paulo. Nenhuma das reportagens menciona que o homem flagrado cuspindo na mulher seria Sérgio Cabral.

Uma nova busca, dessa vez pelas palavras-chave no Google “motoboy”, “agressão” e “Pirituba”, levou a uma reportagem publicada pelo ABCD Jornal com um depoimento do próprio motoboy envolvido no incidente. No vídeo, ele confirma que o caso ocorreu em Pirituba e que as imagens só registraram o final da discussão entre o homem e a mulher, que, segundo ele, pareciam já terem sido um casal. 

O motoboy também contou que a discussão envolveu xingamentos e ameaças de morte por parte do homem à mulher, mas em nenhum momento indicou quem seria ele.

Procurada pelo AFP Checamos, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou que o agressor na gravação viral não é o ex-governador do Rio de Janeiro.

Em 9 de janeiro de 2024, quando o material circulou pela primeira vez associado ao ex-governador, Sérgio Cabral publicou um vídeo no Instagram desmentindo ser quem protagonizou as imagens. “É fake news”, afirmou na ocasião.

O AFP Checamos já verificou outra alegação sobre o ex-governador Sérgio Cabral.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco