
Vídeo não mostra o ex-governador do Rio Sérgio Cabral sendo agredido após cuspir em uma mulher na rua
- Publicado em 30 de julho de 2025 às 17:07
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Sérgio Cabral cospe em mulher e recebe um corretivo. Quanta gente precisando de um corretivo no Brasil”, dizem publicações que acompanham a gravação no Facebook, no Instagram, no X e no YouTube.

A sequência viral mostra uma discussão entre um homem e uma mulher na rua. Em determinado momento, o homem cospe no rosto da mulher, e, em seguida, um motoboy que presenciava a cena se aproxima, aplicando-lhe uma rasteira.
Sérgio Cabral foi governador do Rio por dois mandatos, de 2007 a 2014, quando renunciou ao cargo para se candidatar ao Senado. Em 2016, foi preso pela Polícia Federal (PF) como parte das investigações da Operação Lava Jato e foi mantido em regime fechado até 2022, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou sua prisão preventiva. Cabral atualmente cumpre medidas cautelares enquanto aguarda a conclusão de outros processos criminais.
Mas, ao contrário do que indicam as postagens virais, o homem citado pelos usuários não é o ex-governador do Rio de Janeiro.
Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência levou à mesma gravação em matérias publicadas por meios de comunicação em 5 de janeiro de 2024. Os portais informam que a agressão ocorreu durante uma discussão em Pirituba, zona norte de São Paulo. Nenhuma das reportagens menciona que o homem flagrado cuspindo na mulher seria Sérgio Cabral.
Uma nova busca, dessa vez pelas palavras-chave no Google “motoboy”, “agressão” e “Pirituba”, levou a uma reportagem publicada pelo ABCD Jornal com um depoimento do próprio motoboy envolvido no incidente. No vídeo, ele confirma que o caso ocorreu em Pirituba e que as imagens só registraram o final da discussão entre o homem e a mulher, que, segundo ele, pareciam já terem sido um casal.
O motoboy também contou que a discussão envolveu xingamentos e ameaças de morte por parte do homem à mulher, mas em nenhum momento indicou quem seria ele.
Procurada pelo AFP Checamos, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou que o agressor na gravação viral não é o ex-governador do Rio de Janeiro.
Em 9 de janeiro de 2024, quando o material circulou pela primeira vez associado ao ex-governador, Sérgio Cabral publicou um vídeo no Instagram desmentindo ser quem protagonizou as imagens. “É fake news”, afirmou na ocasião.
O AFP Checamos já verificou outra alegação sobre o ex-governador Sérgio Cabral.
Referências
- Reportagens sobre a agressão em Pirituba (1, 2)
- Reportagem do ABCD Jornal com o motoboy envolvido na confusão
- Vídeo publicado por Sérgio Cabral no Instagram