
É falso o áudio atribuído a Cole Palmer com críticas à presença de Donald Trump no Mundial de Clubes
- Publicado em 25 de julho de 2025 às 21:31
- 7 minutos de leitura
- Por Maximiliano ECHEGOYEN, AFP Chile
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Cole Palmer chama atenção do mundo por ter ficado triste ao receber do extremista da direita, Trump, o troféu de melhor jogador da Copa de clubes. A CONSCIÊNCIA DE CLASSE NÃO É PRA QUALQUER UM”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram e no X.
O conteúdo também circula em espanhol.

A sequência viral, com áudio e legendas em espanhol, exibe a mensagem: “Cole Palmer está muito chateado com Trump”. Ao longo do vídeo, imagens de Palmer em diferentes situações acompanham uma narração, também em espanhol, supostamente do jogador britânico criticando o presidente norte-americano.
“Trump não merece entregar nossos prêmios”, ele aparenta dizer, se referindo ao mandatário como “essa pessoa tão arrogante” que “roubou toda a atenção”. Por isso, Palmer supostamente explica, “publiquei uma foto em que ele não aparece”.
O conteúdo circula após a final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025, realizada no MetLife Stadium de Nova Jersey no último dia 13 de julho, quando o Chelsea derrotou o Paris Saint-Germain (PSG) por 3 a 0.
Cole Palmer, meia-atacante britânico, foi eleito o melhor jogador do campeonato, e Trump, cujo país sediará a Copa do Mundo em 2026 juntamente com Canadá e México, foi o encarregado de lhe entregar o prêmio — uma bola de futebol dourada.
Contudo, o vídeo viralizado não mostra as declarações de Palmer sobre Trump após a partida.
Palmer sobre Trump
Uma pesquisa pelas palavras-chave, em inglês e espanhol, “Trump”, “Palmer”, “nossos prêmios” e “arrogante” não encontrou registros de que o meia-atacante do Chelsea tenha se referido a Donald Trump nestes termos.
No entanto, a pesquisa conduziu a artigos (1, 2) em que Palmer comenta a presença de Trump na cerimônia.
“Eu sabia que ele iria estar aqui, mas não sabia que iria estar no pódio quando levantássemos o troféu, então fiquei um pouco confuso”, declarou.
Questionado sobre o que disse a Trump ao receber o prêmio de melhor jogador, Palmer afirmou que o presidente “falou que seu filho era meu maior fã”. “Não lembro o que disse a ele. Acho que falei ‘obrigado’ ou algo assim”, acrescentou.
Inconsistências do vídeo
Uma análise do áudio do conteúdo viral feita com a Hiya, ferramenta de detecção de inteligência artificial do plugin de verificação InVID-WeVerify, apresentou como resultado uma “probabilidade muito alta” de ter sido criado digitalmente.

Uma busca reversa pelo trecho do vídeo viralizado em que Palmer parece falar com a câmera conduziu a uma entrevista publicada no perfil do Chelsea no X em 4 de junho de 2024. No conteúdo original, o meia-atacante comentou seus gols favoritos feitos pela equipe britânica.
Além da entrevista, a sequência exibe imagens ilustrativas de Palmer e Trump em situações que não têm relação com o Mundial de Clubes, como quando o presidente norte-americano dançou em um comício no Arizona ou quando Palmer filmou um treino com a equipe inglesa em novembro de 2024.
No momento do vídeo viral em que o meia-atacante parece afirmar ter recortado uma foto para que Trump não aparecesse, é mostrada a suposta imagem publicada por Palmer, na qual o jogador aparece levantando o troféu do campeonato.
Uma busca reversa pela fotografia de fato a encontrou compartilhada em um carrossel publicado no perfil de Cole Palmer no Instagram em 14 de julho de 2025. Contudo, mesmo no registro original, Trump não aparece no enquadramento. O presidente pode ser visto, no entanto, na segunda imagem do carrossel.
Em um vídeo da comemoração do Chelsea pelo título no Mundial de Clubes, é possível ver que o mandatário estava com os jogadores da primeira fila quando eles erguem o troféu. Entretanto, aos 40 segundos, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, conduz Trump para trás dos atletas.
Alguns segundos depois, com Trump já fora de cena, Palmer ergue o troféu — momento imortalizado na fotografia compartilhada pelo meia-atacante em suas redes sociais.
Referências
- Artigos com comentários de Cole Palmer sobre Trump no Mundial de Clubes (1, 2)
- Entrevista com Palmer publicada pelo Chelsea no X em 2024
- Vídeos de Trump dançando em um comício no Arizona em 2024 (1, 2)
- Vídeo publicado pelo Chelsea no Instagram em 2024
- Fotografias publicadas por Cole Palmer no Instagram em 14 de julho de 2025 (1, 2)
- Vídeo da comemoração do Chelsea no Mundial de Clubes publicado no YouTube em 13 de julho de 2025