É falso o áudio atribuído a Cole Palmer com críticas à presença de Donald Trump no Mundial de Clubes

Em 13 de julho de 2025, o Chelsea se consagrou campeão da Copa do Mundo de Clubes da Fifa nos Estados Unidos. O presidente norte-americano, Donald Trump, entregou os prêmios aos melhores jogadores e acompanhou a celebração do time. Desde então, publicações que somam mais de 4 mil interações nas redes sociais compartilham um vídeo em que Cole Palmer, estrela do clube britânico, parece criticar Trump por ter “roubado toda a atenção” durante a comemoração. Mas o áudio foi criado com inteligência artificial e as imagens mostram o meia-atacante em contextos desconexos.

“Cole Palmer chama atenção do mundo por ter ficado triste ao receber do extremista da direita, Trump, o troféu de melhor jogador da Copa de clubes. A CONSCIÊNCIA DE CLASSE NÃO É PRA QUALQUER UM”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram e no X.

O conteúdo também circula em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 25 de julho de 2025 de uma publicação no X (.)

A sequência viral, com áudio e legendas em espanhol, exibe a mensagem: “Cole Palmer está muito chateado com Trump”. Ao longo do vídeo, imagens de Palmer em diferentes situações acompanham uma narração, também em espanhol, supostamente do jogador britânico criticando o presidente norte-americano.

“Trump não merece entregar nossos prêmios”, ele aparenta dizer, se referindo ao mandatário como “essa pessoa tão arrogante” que “roubou toda a atenção”. Por isso, Palmer supostamente explica, “publiquei uma foto em que ele não aparece”.

O conteúdo circula após a final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025, realizada no MetLife Stadium de Nova Jersey no último dia 13 de julho, quando o Chelsea derrotou o Paris Saint-Germain (PSG) por 3 a 0.

Cole Palmer, meia-atacante britânico, foi eleito o melhor jogador do campeonato, e Trump, cujo país sediará a Copa do Mundo em 2026 juntamente com Canadá e México, foi o encarregado de lhe entregar o prêmio — uma bola de futebol dourada.

Contudo, o vídeo viralizado não mostra as declarações de Palmer sobre Trump após a partida.

Palmer sobre Trump

Uma pesquisa pelas palavras-chave, em inglês e espanhol, “Trump”, “Palmer”, “nossos prêmios” e “arrogante” não encontrou registros de que o meia-atacante do Chelsea tenha se referido a Donald Trump nestes termos.

No entanto, a pesquisa conduziu a artigos (1, 2) em que Palmer comenta a presença de Trump na cerimônia.

“Eu sabia que ele iria estar aqui, mas não sabia que iria estar no pódio quando levantássemos o troféu, então fiquei um pouco confuso”, declarou.

Questionado sobre o que disse a Trump ao receber o prêmio de melhor jogador, Palmer afirmou que o presidente “falou que seu filho era meu maior fã”. “Não lembro o que disse a ele. Acho que falei ‘obrigado’ ou algo assim”, acrescentou.

Inconsistências do vídeo

Uma análise do áudio do conteúdo viral feita com a Hiya, ferramenta de detecção de inteligência artificial do plugin de verificação InVID-WeVerify, apresentou como resultado uma “probabilidade muito alta” de ter sido criado digitalmente.

Image
Captura de tela feita em 22 de julho de 2025 da análise do áudio feita pelo plugin de verificação InVID-WeVerify (.)

Uma busca reversa pelo trecho do vídeo viralizado em que Palmer parece falar com a câmera conduziu a uma entrevista publicada no perfil do Chelsea no X em 4 de junho de 2024. No conteúdo original, o meia-atacante comentou seus gols favoritos feitos pela equipe britânica.

Além da entrevista, a sequência exibe imagens ilustrativas de Palmer e Trump em situações que não têm relação com o Mundial de Clubes, como quando o presidente norte-americano dançou em um comício no Arizona ou quando Palmer filmou um treino com a equipe inglesa em novembro de 2024.

No momento do vídeo viral em que o meia-atacante parece afirmar ter recortado uma foto para que Trump não aparecesse, é mostrada a suposta imagem publicada por Palmer, na qual o jogador aparece levantando o troféu do campeonato.

Uma busca reversa pela fotografia de fato a encontrou compartilhada em um carrossel publicado no perfil de Cole Palmer no Instagram em 14 de julho de 2025. Contudo, mesmo no registro original, Trump não aparece no enquadramento. O presidente pode ser visto, no entanto, na segunda imagem do carrossel.

Em um vídeo da comemoração do Chelsea pelo título no Mundial de Clubes, é possível ver que o mandatário estava com os jogadores da primeira fila quando eles erguem o troféu. Entretanto, aos 40 segundos, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, conduz Trump para trás dos atletas.

Alguns segundos depois, com Trump já fora de cena, Palmer ergue o troféu — momento imortalizado na fotografia compartilhada pelo meia-atacante em suas redes sociais.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco