Vídeo de fila de carros nos Estados Unidos foi gravado antes da posse de Trump em 2025

  • Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 17:18
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP México
  • Tradução e adaptação AFP Brasil
Uma sequência de um engarrafamento em uma autoestrada nos Estados Unidos não foi gravada após o presidente norte-americano, Donald Trump, ordenar a deportação de imigrantes em situação irregular em 2025. O conteúdo, que soma milhares de interações nas redes sociais desde o último dia 24 de janeiro, assegura que as rotas até o México “estão sobrecarregadas” devido ao “efeito Trump”. Embora a gravação mostre uma retenção em Laredo, no Texas, uma cidade que faz fronteira com o México, as imagens circulam desde dezembro de 2024, um mês antes, portanto, da posse de Trump.

“O EFEITO TRUMP: ESTRADAS LOTADAS RUMO AO MÉXICO! Com o início das deportações em massa, estradas em direção ao México estão completamente congestionadas. A operação está em pleno vapor em cidades por todo o país”, diz uma das publicações que acompanham a sequência no X e no Facebook.

Publicações semelhantes circulam em inglês, espanhol e francês.

Image
Captura de tela feita em 13 de fevereiro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

O vídeo mostra centenas de carros parados em um engarrafamento, causando retenções em pelo menos três pistas de uma autoestrada.

Desde que Donald Trump assumiu a Presidência dos Estados Unidos, em 20 de janeiro de 2025, foram implementadas uma série de políticas contra a imigração irregular, incluindo o envio de militares para a fronteira com o México, ataques e prisões de imigrantes sem documentação, além de deportações em massa com aviões militares.

Como parte de um acordo com os Estados Unidos para evitar tarifas às exportações mexicanas, o governo do México mobilizou em fevereiro deste ano uma operação com 10 mil militares na fronteira para deter o contrabando de fentanil.

Porém, o vídeo viral não tem relação com esses acontecimentos.

Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google junto com o nome do usuário “@lizsxxv”, que aparece sobreposto às imagens, levou à mesma gravação em uma publicação no TikTok de 21 de dezembro de 2024, praticamente um mês antes da posse de Trump e do início de suas políticas contra a imigração ilegal.

A publicação contém a indicação de localização em Laredo, uma cidade do sul do Texas, nos Estados Unidos, na fronteira com o México. Na descrição, não há menção a Trump, nem às deportações em curso no país, somente as palavras “#laredo #sanluispotosi #caravana #pasanos #mexico”.

A AFP entrou em contato com o usuário responsável pela postagem no TikTok, mas não obteve resposta até a publicação desta checagem.

Uma outra pesquisa no Google, dessa vez pelas palavras-chave “Laredo”, “estrada” e “tráfego”, com a data de 21 de dezembro de 2024, levou a matérias publicadas pela mídia mexicana e norte-americana, assim como a uma postagem no Facebook do Departamento de Polícia de Laredo.

As publicações informam sobre o trânsito registrado naquele dia na rodovia Interestadual 35, em direção às Pontes Internacionais do México, por conta de famílias que viajavam nas férias de dezembro.

Com base nessas informações, uma consulta ao Google Maps permitiu chegar ao local da gravação viral.

Image
Comparação feita em 13 de fevereiro de 2025 entre o vídeo viral no Facebook (E) e a localização da estrada no Google Maps (.)

De acordo com informações oficiais, até 12 de fevereiro de 2025 foram registrados 117.738 travessias de carros de passeio na Ponte Internacional de Laredo, uma redução de 8% comparado com o mesmo período de 2024.

O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre a imigração nos Estados Unidos desde o início do segundo mandato de Donald Trump (1, 2).

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco