Imagem de mulher algemada com camisa “Latinos por Trump” foi criada com IA

  • Publicado em 4 de fevereiro de 2025 às 14:41
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após retornar à Casa Branca em 20 de janeiro de 2025, Donald Trump assinou uma série de decretos que autorizam medidas contra a imigração irregular, iniciando o já anunciado plano de realizar a maior deportação em massa da história do país. Desde então, publicações com mais de 6 mil interações nas redes sociais compartilham uma imagem de uma suposta imigrante que estaria sendo deportada enquanto veste uma camisa com os dizeres, em inglês, “Latinos por Trump”. Mas o conteúdo apresenta diversas inconsistências gráficas que indicam que a imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

“Uma foto histórica! Uma imbecil com uma camisa ostentando o slogan ‘Latinos for Trump’ é preso e algemado pela polícia da ICE (Immigration and Customs Enforcement), agência dos EUA responsável pela deportação de imigrantes, a mais reiterada proposta de governo de Trump durante a campanha!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook.

O conteúdo também circula no Instagram, no Threads, no X e no YouTube.

Image
Captura de tela feita em 31 de janeiro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Na imagem viral, uma mulher algemada é vista de costas e rodeada por três policiais, com um avião ao fundo. Ela veste uma blusa branca com os dizeres: “Latinos for Trump”, ou “Latinos por Trump”, em tradução livre para o português.

As publicações circulam após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar uma série de decretos contra a imigração irregular, autorizando prisões e deportações em massa, assim como o envio de tropas à fronteira com o México.

Durante sua campanha à Casa Branca, Trump prometeu realizar a maior deportação de migrantes da história dos Estados Unidos.

Após a sua posse, no último dia 20 de janeiro, autoridades de imigração conduziram operações em diversas cidades norte-americanas, inclusive em locais considerados sensíveis, como escolas, igrejas e locais de trabalho.

Mas a imagem viral não é um registro verdadeiro de uma dessas ações.

Inconsistências gráficas

Ao analisar o conteúdo, é possível notar uma série de inconsistências gráficas — indícios comuns de que uma imagem foi gerada por inteligência artificial.

Em uma delas, as mãos da suposta imigrante detida e dos policiais que a escoltam se misturam, sem contornos definidos, assim como as algemas, que se fundem às mãos dos policiais. O penteado da mulher também aparece em uma cor diferente do restante do cabelo e não apresenta contornos definidos.

Image
Captura de tela feita em 31 de janeiro de 2025 de uma publicação no Facebook com ampliação feita pela AFP (.)

De forma similar, os escudos nas mangas dos uniformes dos policiais também mostram indícios de imagens sintéticas: as letras não são identificáveis e os detalhes nos brasões diferem um do outro.

Image
Captura de tela feita em 3 de fevereiro de 2025 de uma publicação no Facebook com ampliação feita pela AFP (.)

Além disso, é possível observar na farda do policial à frente da mulher os dizeres “Federal Police”, ou “Polícia Federal”, em tradução livre para o português.

Contudo, a força policial federal nos Estados Unidos é dividida em diferentes agências, como a Agência de Investigações de Segurança Interna (HSI, na sigla em inglês) e o Federal Bureau of Investigation (FBI), cuja atuação se aproxima a de uma polícia federal norte-americana.

Já a autoridade responsável pelas operações e prisões relacionadas à imigração é chamada de Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos, ou ICE, na sigla em inglês.

Em janeiro de 2025, a mídia norte-americana registrou uma dessas ações, na qual é possível visualizar agentes do ICE, identificáveis pelos dizeres “police” e “ICE” na parte traseira de seus uniformes.

O AFP Checamos já verificou outra imagem semelhante de um suposto imigrante detido, que também foi adulterada para mostrar dizeres falsos.

Referências

  • Informações sobre a atuação das agências HSI, FBI e ICE

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco