Imagem de homem detido com camiseta “Latinos por Trump 2024” foi alterada digitalmente
- Publicado em 31 de janeiro de 2025 às 20:09
- 3 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Ironicamente, enquanto é deportado sob as novas medidas do presidente dos EUA, o brasileiro veste uma camisa com os dizeres ‘Latinos for Trump’”, diz a legenda de uma publicação com a imagem no Facebook, que mostra agentes do Serviço de Controle de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) escoltando um homem que veste uma camiseta cinza com a frase “Latinos for Trump 2024”. Alegação similar circula no Instagram e no X.
O conteúdo também é compartilhado em inglês.
As publicações circulam depois de Donald Trump ser empossado pela segunda vez como presidente dos Estados Unidos, no último dia 20 de janeiro.
Após a cerimônia de posse, o republicano assinou vários decretos com medidas como a retirada dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a revogação do direito à cidadania por nascimento no país e o fim de políticas de proteção a pessoas transgênero.
Além disso, o Congresso norte-americano aprovou uma lei que determina a detenção de migrantes em situação irregular acusados de certos crimes. O governo Trump anunciou que já prendeu mais de 500 imigrantes ilegais e deportou centenas deles em aviões militares.
Mas a imagem que supostamente mostra um apoiador de Trump sendo detido em uma operação do serviço de imigração norte-americano foi manipulada.
Imagem de 2018
Uma busca reversa no Google pela imagem viral exibiu notícias (1, 2, 3) com o registro, informando sobre uma operação do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) realizada em junho de 2018, em uma fábrica de embalagem de carne da empresa Fresh Mark em Salem, Ohio. Na ocasião, 146 trabalhadores foram presos após uma investigação apontar que a companhia havia contratado imigrantes ilegais. A operação ocorreu durante o primeiro mandato de Trump.
Os textos mostram a imagem de um homem algemado que usa uma camiseta cinza sem nenhuma mensagem nas costas. Os uniformes dos agentes exibem a sigla “HSI”, da Agência de Investigações de Segurança Interna, e não “ICE”, sigla do serviço de imigração.
Algumas das reportagens com a fotografia viral atribuem sua autoria ao ICE.
Uma pesquisa pelos termos “Salem” e “Fresh Mark” no site do ICE exibiu um comunicado do departamento, publicado em 19 de junho de 2018, informando sobre essa operação.
De acordo com o texto, os agentes estavam cumprindo um mandado de busca criminal na fábrica como parte de uma investigação de um ano, com base “em evidências de que a Fresh Mark pode ter contratado conscientemente imigrantes ilegais em sua instalação de processamento e embalagem de carne” e que muitos estavam “utilizando identidades fraudulentas pertencentes a cidadãos dos Estados Unidos”.
A nota também exibe fotos da operação. Entre elas, a imagem viral original.