Reportagem sobre greve de caminhoneiros em 15 estados brasileiros é de 2021, e não de 2025

  • Publicado em 4 de fevereiro de 2025 às 17:24
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após a Petrobras anunciar um aumento no preço do diesel no final de janeiro de 2025, uma reportagem de 2021 da TV Record, sobre paralisações de caminhoneiros em vários estados brasileiros, circula como se mostrasse um protesto da categoria em relação à atual medida. O vídeo acompanha publicações que acumulam mais de 3,7 mil compartilhamentos desde 1º de fevereiro. Mas, além de a matéria ser de quatro anos atrás, o Checamos não localizou nenhuma confirmação de uma nova greve de caminhoneiros até a publicação desta verificação.

“Greve 2025 Já começou”, lê-se sobre uma reportagem do programa Alerta Brasil, da TV Record, em uma publicação no TikTok. O conteúdo circula também no Instagram e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 3 de fevereiro de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

No vídeo, é possível observar, no canto superior esquerdo, a hashtag “#RecordNews”, em referência ao canal de televisão Record. Na parte inferior, há também as mensagens: “Contra o preço do diesel” e “Caminhoneiros entram em greve em 15 estados brasileiros”

A sequência mostra protestos de caminhoneiros no Porto de Santos, em São Paulo, e no Espírito Santo. “A gente também tem a informação de que eles protestam contra a alta no preço do diesel, criticam o governo federal por não propor medidas que viabilizem a redução do preço do óleo diesel e também pedem a garantia da cobrança de um piso mínimo do frete”, diz o repórter.

As publicações circulam após a Petrobras anunciar um reajuste no preço do diesel no final de janeiro de 2025. O aumento passou a valer em 1º de fevereiro de 2025, quando o preço do combustível subiu R$ 0,22 por litro. Foi o primeiro aumento de preços anunciado pela estatal desde outubro de 2023.

A reportagem viralizada da Record, porém, não tem relação com o cenário de 2025.

Uma pesquisa no Google por “Record News” e “caminhoneiros entram em greve em 15 estados brasileiros” levou ao vídeo publicado pelo canal no YouTube em 26 de julho de 2021.

À época, havia sido articulada uma greve dos caminhoneiros entre os dias 25 e 26 de julho. Porém, a adesão ao movimento não foi unânime e, apesar de alguns atos, uma paralisação em maior escala não se concretizou.

Em 2025, após o anúncio de aumento no preço do diesel, lideranças da categoria marcaram uma reunião para 8 de fevereiro.

Até a publicação desta verificação, o AFP Checamos não identificou nenhuma notícia de uma greve em andamento no setor.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco