Fotos virais de casa intacta após incêndios não foram registradas em Los Angeles
- Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 14:25
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Oriente Médio e Norte da África
- Tradução e adaptação Sofia BARRAGAN , AFP Argentina , AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Esta é a casa de um cristão em Los Angeles, Califórnia. Embora as casas ao seu redor tenham sido destruídas pelo fogo, sua casa permaneceu intacta”, diz a publicação que circula com as imagens no Facebook, no Instagram, no Threads e no TikTok.
As imagens também circulam separadamente (1, 2) e com alegações similares em outros idiomas, como em espanhol, inglês, tailandês, hindi e bengali.
(PAPUAKINI.CO)
Desde 7 de janeiro de 2025, a segunda maior cidade dos Estados Unidos, Los Angeles, registra incêndios que deixaram 27 mortos e dezenas de milhares de desabrigados, além de um rastro de milhares de hectares de destruição.
No entanto, as imagens virais não mostram os impactos desses incêndios.
Incêndios florestais em Maui
Uma busca reversa no Google Lens pela imagem viral, em que se vê a fachada de uma casa branca, levou a uma notícia publicada pela revista Isto É em 22 de agosto de 2023, ilustrada com a mesma foto.
A imagem é atribuída à AFP e o texto descreve que o imóvel não havia sido impactado pelos incêndios florestais que atingiram a ilha norte-americana de Maui, no arquipélago do Havaí.
Na legenda do registro original da AFP, descreve-se que a imagem aérea “mostra uma casa de teto vermelho que sobreviveu aos incêndios, rodeada de casas destruídas e edifícios totalmente queimados na histórica Lahaina, após os incêndios florestais no oeste de Maui, em Lahaina, no Havaí, em 10 de agosto de 2023”.
(.)
Os incêndios que atingiram o Havaí em agosto de 2023 foram os mais mortais dos Estados Unidos em um século, com ao menos 115 mortos. A cidade turística Lahaina, de 1.200 habitantes, foi praticamente varrida do mapa.
Imagem gerada por IA
As publicações virais também circulam com uma outra imagem aérea de um imóvel de teto vermelho.
Uma busca reversa do registro no Google Lens mostrou que, na verdade, a foto foi criada por inteligência artificial (IA).
Ao clicar na aba “sobre esta imagem”, exibida após submetê-la a busca reversa, é informado que a imagem foi “criada com a IA do Google”.
(.)
Ao submeter a imagem à função de detecção de inteligência artificial da ferramenta Invid-WeVerify*, identificou-se que, de fato, ela foi gerada por IA:
O Checamos já verificou outros conteúdos sobre os incêndios na cidade norte-americana (1, 2).
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.