Imagens do letreiro de Hollywood “pegando fogo” são falsas, foram criadas digitalmente

Desde 7 de janeiro de 2025, uma série de incêndios florestais tem devastado Los Angeles, na Califórnia, já tendo causado mais de 25 mortes. Nesse contexto, usuários de redes sociais compartilharam centenas de vezes supostas imagens do letreiro de Hollywood em chamas. Mas os registros são falsos, como confirmaram especialistas à AFP. Até 23 de janeiro de 2025, o monumento não havia sido afetado.

“O letreiro de Hollywood está pegando fogo”, afirmam publicações no Facebook, no Instagram e no Telegram.

Image
Captura de tela feita em 17 de janeiro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Pelo menos 27 pessoas morreram e milhares de casas foram destruídas nos incêndios florestais que vêm devastando partes de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos.

Segundo o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia (Cal Fire, em inglês), o primeiro incêndio começou no bairro de Pacific Palisades, em Los Angeles, em 7 de janeiro de 2025. As chamas se espalharam até as montanhas de Hollywood. Mais de 180 mil pessoas precisaram deixar a região. 

Outras imagens que pretendem mostrar incêndios ao redor do famoso letreiro, no topo do Monte Lee, no Griffith Park, em Los Angeles, circularam também pelo X e outras plataformas, como TikTok e Facebook.

Image
Captura de tela feita em 17 de janeiro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)
Image
Captura de tela feita em 17 de janeiro de 2025 de uma publicação no X (.)

Letreiro intacto

A maioria das publicações virais foram compartilhadas a partir de 9 de janeiro de 2025. Nesse dia, a AFP registrou o letreiro intacto, como se podia ver da esquina da Gower Street com a Temple Hill Drive.

Image
O letreiro de Hollywood em 9 de janeiro de 2025, enquanto os incêndios florestais arrasavam outras zonas arborizadas de Los Angeles, na Califórnia (AFP / Robyn BECK)

Até a publicação deste texto, a AFP não encontrou registros oficiais, divulgados por organizações da Califórnia ou em veículos de mídia, de que o letreiro tenha sofrido danos por conta dos incêndios.  

A Hollywood Sign Trust, organização que mantém o letreiro e opera suas câmeras digitais, informou em 18 de janeiro que o parque onde está o monumento havia sido reaberto para visitação, mesmo com algumas restrições. No entanto, em 23 de janeiro a instituição publicou que o local estava fechado por razões de segurança.

Ao início dos incêndios, em 9 de janeiro, o presidente da Hollywood Sign Trust, Jeff Zarrinnam, confirmou à AFP que, embora o Griffith Park estivesse temporariamente fechado por motivos de segurança, o letreiro de Hollywood não tinha sido afetado e estava seguro. A entidade publicou no Instagram que diferentes imagens do monumento em chamas eram falsas.

Em 12 de janeiro, eles reiteraram que o letreiro seguia intacto: “Para os que estão preocupados, o letreiro de Hollywood continua de pé no Monte Lee”.

Em 13 de janeiro de 2025, os repórteres da AFP na cidade constataram que o letreiro de Hollywood não havia sido queimado até a data. 

Imagens editadas

A GetReal Labs, empresa de cibersegurança focada na prevenção de ameaças maliciosas de inteligência artificial, analisou várias imagens que mostram o letreiro em chamas e disse à AFP em um e-mail em 9 de janeiro que elas parecem ter sido fabricadas, pelo menos em alguns casos, usando tecnologia de inteligência artificial.

Os especialistas explicaram à AFP que as peças gráficas contêm claros indícios de que não são autênticas.

“Uma inspeção visual cuidadosa revela óbvias inconsistências estruturais com o icônico letreiro de Hollywood, incluindo diferenças no formato das letras e nas estruturas ao redor”, disse Hany Farid, especialista em mídia forense da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e cofundador do GetReal Labs. 

O diretor do Media Forensic Lab da Universidade de Buffalo, Siwei Lyu, acrescentou que, nessa imagem viralizada, os suportes estruturais atrás do letreiro estão desalinhados e deformados em comparação com fotos autênticas do monumento.

Lyu ainda afirmou que os algoritmos de detecção de deepfake que utiliza determinaram que a imagem provavelmente foi criada usando programas de IA de texto para imagem, como Midjourney, Runway ou Grok. 

Outra imagem falsa amplamente viralizada foi postada primeiro por um usuário no TikTok cuja biografia diz que ele é um artista que faz “gráficos” e “cenas de vídeo”

Um link que aparece na biografia da conta leva para uma página do Paypal do mesmo usuário que diz: “Criamos músicas, gráficos e cenas de vídeo originais”.

O usuário excluiu a postagem original no TikTok após a AFP ter entrado em contato sobre a publicação.

Por fim, outro conteúdo que circula pelas redes sociais mostra um registro criado digitalmente em que o letreiro se vê rodeado de chamas, entre palmeiras. Na imagem, “Hollywood” está escrito com três “L”. 

Image
Captura de tela feita em 21 de janeiro de 2025 de uma publicação no Telegram, com elementos marcados pela AFP (.)

Referências

Publicações no Instagram do Hollywood Sign Trust (1, 2, 3)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco