Vídeo de avião em chamas foi feito no Chile em 2024, não durante os incêndios na Califórnia em 2025

Os incêndios florestais que afetam Los Angeles, na Califórnia, desde 7 de janeiro de 2025, já deixaram pelo menos 27 mortos. Enquanto as autoridades tentam controlar as chamas, usuários nas redes sociais compartilham um vídeo de uma aeronave de bombeiros caindo e pegando fogo como se tivesse sido registrada durante a emergência. Mas a sequência, visualizada milhares de vezes, não tem relação com os eventos nos Estados Unidos. Na verdade, ela foi feita no Chile, em janeiro de 2024, quando a aeronave realizava ações de controle de um incêndio e se chocou contra cabos elétricos.

“Um avião de bombeiros que deveria ajudar a combater um incêndio em Los Angeles, Califórnia, caiu e pegou fogo”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no X e no Telegram.

O conteúdo também circula em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 17 de janeiro de 2025 de uma publicação no X (.)

Pelo menos 27 pessoas morreram e milhares de casas foram destruídas nos incêndios florestais que devastaram várias partes de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos.

Segundo o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire), o primeiro incêndio começou no bairro Pacific Palisades de Los Angeles em 7 de janeiro de 2025, e se estendeu até as colinas de Hollywood. Mais de 180.000 pessoas ficaram sob alerta de evacuação em toda a região.

Na sequência viral, uma aeronave em pleno voo se choca com cabos elétricos e começa a pegar fogo, caindo no meio de uma rodovia.

Contudo, a filmagem não foi gravada na Califórnia durante os incêndios de 2025.

Vídeo gravado no Chile em 2024

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google conduziu a publicações (1, 2) de janeiro de 2024 nas redes sociais. Nas descrições, é indicado que a sequência corresponde a um acidente ocorrido em 15 de janeiro de 2024 em Talca, no sul do Chile. Os vídeos virais apresentam uma versão espelhada do conteúdo original.

De acordo com artigos de jornais chilenos e internacionais (1, 2), o incidente ocorreu quando uma aeronave da empresa Air Andes SPA, que prestava serviços para a Corporação Nacional Florestal chilena (Conaf) atingiu uma fiação elétrica.

A corporação publicou um comunicado explicando que “houve um acidente aéreo na comuna de Talca, durante ações de controle de incêndios”. A nota também informa que o piloto faleceu e outras três pessoas ficaram feridas.

Analisando vídeos similares do mesmo evento, a AFP conseguiu localizar o lugar exato em que ocorreu o acidente: na Rota 5 Sul, perto do aeródromo de Panguilemo.

Referências

Acrescenta metadados.
31 de janeiro de 2025 Acrescenta metadados.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco