
Cenas de incêndio em Los Angeles geradas por IA circulam como se fossem reais
- Publicado em 14 de janeiro de 2025 às 21:08
- Atualizado em 31 de janeiro de 2025 às 13:27
- 5 minutos de leitura
- Por AFP Oriente Médio e Norte da África
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Olha que impressionante o avanço das chamas sobre áreas de Los Angeles, nas Califórnia, cidade no centro da onda de incêndios que vai destruindo tudo, sem controle, nesse que é o estado mais rico dos Estados Unidos”, diz a legenda de uma publicação no TikTok. O conteúdo também circula no Instagram, no Threads e no Facebook.

As mensagens circulam em meio a intensos incêndios que atingem a cidade de Los Angeles desde 7 de janeiro de 2025. Na segunda-feira, 13, o balanço de mortos chegava a 24, além de 12 mil estruturas destruídas e mais de 90 mil pessoas forçadas a deixar suas casas.
Apesar dos esforços de milhares de bombeiros para conter o fogo, as chamas se expandiram no sábado, 11, para áreas até então inatingidas de Los Angeles, ameaçando o densamente povoado Vale de San Fernando, assim como o Centro Getty e suas obras de arte.
Entire neighborhoods destroyed.@AFP's Josh Edelson photographs homes destroyed by the Palisade fire in Pacific Palisades and near the Malibu area of Los Angeles county, California.
— AFP News Agency (@AFP) January 10, 2025
The blaze in Pacific Palisades is "one of the most destructive natural disasters in the history… pic.twitter.com/qqqdfIwSXb
O promotor público de Los Angeles, Nathan Hochman, descreveu a caminhada por Pacific Palisades — um bairro de luxo na cidade — até os restos da casa de sua irmã como "apocalíptica".
Vídeo criado com inteligência artificial
O vídeo que circula nas redes, porém, não ilustra esse cenário. Uma busca reversa por fragmentos do vídeo levou a uma publicação no Instagram feita por um perfil que se identifica como criador de conteúdo digital com o uso de ferramentas de IA.
O perfil em questão — cujo nome de usuário é “ai_creatiions”, ou “criações de IA”, em tradução livre — publicou o vídeo em 10 de janeiro, com hashtags indicando que a sequência foi criada com IA.
O uso de ferramentas de inteligência artificial também pode ser notado em alguns elementos ao longo do vídeo, como carros que desaparecem e elementos pouco nítidos em determinadas cenas.
Referências
Acrescenta metadados.31 de janeiro de 2025 Acrescenta metadados.